Organização social investe em infraestrutura e profissionais para garantir atendimento humanizado aos pacientes e transforma para melhor a saúde das unidades sob sua gestão
Da Redação / Foto: Bruno Arib
Atendimento humanizado e gestão eficiente em saúde são os pilares do trabalho desenvolvido pelo ITDM (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina), OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela gestão de três unidades em Arujá: PA (Pronto Atendimento) Central, PAM (Pronto Atendimento Médico) Barreto e Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa.
O trabalho, desenvolvido há 18 meses, mudou para melhor a assistência oferecida aos arujaenses que, mês a mês, elevam o índice de satisfação dos serviços prestados, de acordo com pesquisa interna feita pelo SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).
Desde que assumiu as três unidades em Arujá, o ITDM investe em infraestrutura, treinamento das equipes e ações de humanização para que o paciente se sinta bem acolhido durante o atendimento. Só para citar alguns exemplos, as fachadas foram revitalizadas e ganharam também pintura nova; os mobiliários das salas de espera foram trocados para oferecer mais conforto para o paciente.
“Investimos constantemente em treinamentos para que nossas equipes se atualizem sobre novos protocolos e exercitem o conceito de humanização no atendimento. Também reorganizamos os fluxos de trabalho para que o paciente espere o menor tempo possível para passar por consulta, fazer exames e retornar ao médico. Quando iniciamos a gestão em saúde aqui na cidade, identificamos que muitas melhorias precisavam ser feitas para que os arujaenses voltassem a ter orgulho do seu sistema público de saúde e estamos trabalhando para cumprir o nosso objetivo de oferecer o melhor atendimento à população”, contou Ivanize Santos de Sousa, diretora das três unidades.
Pesquisa
E os resultados têm sido muito positivos e crescentes mês a mês. De acordo com a pesquisa de satisfação realizada pelo SAU, em julho passado, a avaliação do atendimento médico, da enfermagem, recepção e serviço social foram excelentes.
No PA Central, 76,43% das pessoas ouvidas classificaram o atendimento como satisfatório, 15% não responderam e apenas 8,57% optaram por insatisfatório. Na Maternidade, 92,88% das pacientes ficaram satisfeitas com o atendimento, 1,02% insatisfeitas e 6,10% não responderam ao questionário. No PAM Barreto, 89,06% dos pacientes ouvidos ficaram satisfeitos, 4,69% insatisfeitos e 6,25% não responderam à pesquisa.
“Ouvir nossos usuários por meio da pesquisa mensal de satisfação nos permite identificar quais são as suas expectativas e necessidades sobre o serviço de saúde e, consequentemente, melhorar o atendimento. Desde que iniciamos a gestão nas unidades de Arujá, os índices mensais têm sido crescentes, sinal de que estamos no caminho certo e fazendo um bom trabalho”, ressaltou Ivanize.
Depoimentos
“Tive Covid-19 e fiquei internada na UTI. O meu sorriso nesta foto diz tudo, felizmente consegui me recuperar. Apesar de passar por momentos muitos difíceis e lutar para sobreviver à doença, durante o meu sofrimento conheci pessoas maravilhosas, que trabalham com amor e também já cuidaram do meu pai. Agradeço a todos os profissionais da saúde de Arujá, sem eles, eu não teria conseguido sobreviver”.
“Gostaria de agradecer as equipes da Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa que me assistiram durante o parto. O pré e o pós-parto foram abençoados por Deus e por esses anjos que cuidaram de mim e do meu filho Bernardo. São pessoas atenciosas, carinhosas e cuidadosas. Médicos, enfermeiras, auxiliares da limpeza, cozinha e recepção, assistência social: profissionais que trabalham com amor e me proporcionaram um parto abençoado. Que Deus cuide de todos vocês. Obrigada!”.
“Passei por um momento delicado por causa da Covid-19 e fui muito bem atendida pela equipe do PA Central. Os médicos e enfermeiros são maravilhosos, amam o que fazem. No passado, as pessoas tinham medo de entrar no PA, o atendimento era muito ruim. A gestão do ITDM transformou este lugar. Hoje, tenho orgulho de dizer que Arujá tem um Pronto Atendimento de verdade. Todos estão de parabéns, muito obrigada!”.
Cidade ganha Centro de Parto Normal
Com a chegada do ITDM, a Maternidade Dalila Ferreira Barbosa ganhou um moderno CPN (Centro de Parto Normal), em outubro do ano passado, com objetivo de promover as boas práticas obstétricas, proporcionar mais conforto e privacidade às gestantes de Arujá e, principalmente, estimular o parto natural.
O CPN conta com um Quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério imediato) para partos humanizados, com banheira, assento ativo (“cavalinho”), bola para exercício perineal (bola suíça) e barra para exercícios de alongamento e relaxamento. Possui, também, com o projeto “Embeleza Mamãe com Papai de Carona”, no qual as puérperas e os pais recebem serviços de beleza gratuitos.
Centro de Costura e colaboradores
O Centro de Costura Costurando Sonhos, instalado no PA Central, inaugurado em novembro de 2020, é responsável pela confecção de todo enxoval das unidades, como roupas de cama e banho, cobertores, uniformes e peças para os recém-nascidos da Maternidade.
A gestão do ITDM proporcionou melhorias nas condições de trabalho para os colaboradores: revitalizou o refeitório e passou a oferecer almoço e jantar gratuitos aos funcionários, com alimentação balanceada e variada. Também ofereceu mais um benefício aos colaboradores: cesta básica mensal, entregue na residência de cada um deles. Criou o Coral Canto da Cegonha, proporcionando aulas gratuitas semanais de canto para quem quiser participar.