Internautas estão “informando” que o município estaria utilizando terreno para fazer descarte irregular de resíduos de esgoto. A GAZETA esclarece para você
Por Lailson Nascimento / Arte: Giovanna Figueiredo
Internautas de Mogi das Cruzes estão espalhando, via redes sociais, que a prefeitura estaria utilizando uma área pública para descartar resíduos de esgoto sem a licença necessária. A postagem também dá a entender que haveria contaminação do solo.
Isso é falso ou é verdadeiro? A GAZETA procurou a Prefeitura de Mogi das Cruzes, e descobriu que a postagem possui acusação falsa. Confira, abaixo, o posicionamento da https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal:
“O material mostrado no vídeo é resíduo de manutenção de redes de água e esgoto, depositado numa área na Rua Julio Perotti que funciona como local de transbordo – ponto intermediário entre a geração do resíduo e seu destino final. De lá, o material segue para aterro sanitário.
Há Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri) para o resíduo de esgoto.
O documento aprova o encaminhamento para locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Para resíduos de manutenção da rede de água e de manutenção civil, não há exigência do Cadri.”