sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Vacina contra a gripe é liberada para todos: veja onde se imunizar

Oito cidades do Alto Tietê já ampliaram a vacinação para toda população com mais de seis meses de idade
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população com mais de seis meses de idade em oito cidades da região do Alto Tietê. A decisão segue a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde, que autorizaram a aplicação das doses para além dos grupos prioritários, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e prevenir a gripe durante o outono e o inverno.

Ferraz de Vasconcelos passou a oferecer a vacina em todas as 14 UBSs a partir da última quarta-feira (21). A imunização, que antes era voltada apenas aos grupos prioritários, agora está disponível para toda a população. A recomendação é que a dose atualizada seja tomada anualmente, especialmente neste período de maior circulação do vírus Influenza. Para se vacinar, basta apresentar um documento com foto, cartão do SUS e a carteira de vacinação.

Em Suzano, a vacinação também foi ampliada para todos os moradores com mais de seis meses. A cidade recebeu um lote inicial de 41 mil doses e alerta que a aplicação está condicionada à disponibilidade nos estoques.

Neste momento, a secretaria municipal de Saúde está disponibilizando as doses em todas as 24 unidades de saúde e está promovendo ações especiais, como o mutirão de vacinação no Suzano Shopping que irá acontecer neste final de semana. No sábado (24), as equipes estarão no local das 10 às 19 horas, e, no domingo (25), das 10 às 16 horas. A expectativa é repetir o sucesso das ações anteriores, como a realizada no último final de semana no Supermercado Shibata, onde foram aplicadas mais de 1,4 mil doses em dois dias.

Mogi das Cruzes liberou a vacina para toda a população em suas unidades de saúde e ESFs  (Estratégias Saúde da Família). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com algumas unidades funcionando até 18h30. No sábado (25), haverá um drive-thru na Avenida Cívica para facilitar o acesso. Apesar da ampliação, o município reserva doses para os grupos prioritários, que seguem sendo o foco devido à sua maior vulnerabilidade.

No município há também sete unidades com funcionamento das salas de vacinação até as 18h30 h, de segunda a sexta-feira (todos os dias úteis): Alto Ipiranga; Braz Cubas; Jundiapeba; Vila Suíssa; Santa Tereza; Jardim Camila; USF Nova Jundiapeba bairro do Mogilar.

Em Itaquaquecetuba, a vacinação para o público geral também começou na última quarta-feira (21), nas UBSs da cidade, assim como em Ferraz.

Arujá, Guararema, Poá e Santa Isabel também seguiram a orientação do Estado e já liberaram a vacina para os demais moradores. Em Poá, a campanha teve início antecipado para os grupos prioritários, mas já foi ampliada para todos os públicos, conforme disponibilidade de doses.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a vacina trivalente aplicada neste ano protege contra os principais tipos de vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A adesão à campanha ainda é considerada baixa. Até maio, apenas 24,41% do público-alvo havia se vacinado no estado. Por isso, a ampliação busca alcançar mais pessoas e evitar casos graves e internações.

A orientação é que todos que ainda não foram imunizados procurem uma unidade de saúde. Grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças pequenas, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde, devem se vacinar o quanto antes para garantir maior proteção. A vacinação segue enquanto houver doses disponíveis.

As prefeituras de Biritiba Mirim e Salesópolis ainda não confirmaram se irão aderir à ampliação da campanha para toda a população.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -