24/04/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A iniciativa tem como objetivo proteger cães e gatos contra a raiva, doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos
Criminosos foram encaminhados ao Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba
Nenhum senador se manifestou contra o fim da reeleição na CCJ
A lista de estudantes aprovados na primeira chamada para o primeiro semestre está disponível no portal do Provão Paulista
O SISAR foi instalado na Vila Cristina, área mapeada pela Defesa Civil como de risco geológico
A obra de arte, no formato de árvore, está instalada dentro e ao redor da escola, ocupando 1.200 m²

Unidades de Saúde de Guararema contam com óculos de realidade virtual para vacinação infantil

Iniciativa inovadora busca reduzir o medo e a ansiedade das crianças durante a imunização no Cesap e nas UBS Jardim Dulce e Lambari
O equipamento utilizado é o Oculus Quest 2, que proporciona uma experiência imersiva e de alta qualidade
O equipamento utilizado é o Oculus Quest 2, que proporciona uma experiência imersiva e de alta qualidade - Foto: Comunicação PMG

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Desde 2024, com a revitalização completa das Unidades de Saúde de Guararema, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer atendimento médico mais humanizado em toda a cidade. Exemplo disso são as salas de vacinação do Cesap, da UBS Lambari e da UBS Jardim Dulce, que contam com óculos de realidade virtual para tornar a vacinação infantil mais tranquila e confortável.

O equipamento utilizado é o Oculus Quest 2, que proporciona uma experiência imersiva e de alta qualidade. Com o software Vacina VR, as crianças são transportadas para um ambiente virtual divertido, com cenários lúdicos que estimulam a interatividade com personagens, o que faz com que elas se distraiam enquanto são vacinadas, reduzindo a ansiedade e o medo associados ao procedimento.

“O uso de tecnologias inovadoras, que vêm para somar, é sempre bem-vindo. Este é o caso dos óculos de realidade virtual no momento das vacinas, que contribuem para o atendimento humanizado que oferecemos em todas as nossas Unidades de Saúde”, diz o prefeito de Guararema, José Luiz Freire (PL), o Zé.

Para fortalecer a iniciativa implementada pela Prefeitura de Guararema em 2024, o Rotary Club de Guararema fez recentemente a doação de mais três kits de vacinação com óculos de realidade virtual ao município. Essa contribuição reforça o projeto “Vacinação Mágica”, que busca humanizar e melhorar a experiência da imunização, especialmente com as recentes mudanças no calendário vacinal, como a substituição da vacina contra poliomielite em gotas pela versão injetável.

“Além de proporcionar um momento mais leve e tranquilo para as crianças, o uso da realidade virtual na vacinação contribui para o aumento da adesão às campanhas de imunização, tornando o processo mais acolhedor para os pequenos e para seus familiares”, afirma a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Mais informações sobre as Unidades de Saúde de Guararema e os serviços oferecidos em cada prédio estão disponíveis em guararema.sp.gov.br.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13151