A assessoria da cantora baiana Maria da Graça Costa Penna Burgos, a Gal Costa, confirmou, na manhã desta quarta-feira (9), sua morte. A causa, até o momento, é desconhecida.
Aos 77 anos, Gal realizou sua última apresentação em setembro deste ano em São Paulo, no festival Coala. Depois disso, ela teve de cancelar suas apresentações para se recuperar de uma cirurgia de retirada de um nódulo nas fossas nasais.
Ela tinha seu retorno aos palcos confirmado no festival Primavera Sound, que ocorreu também em São Paulo no último fim de semana, mas teve de cancelar, por recomendações médicas, para continuar a recuperação.
Representando um dos arquétipos femininos mais bem-sucedidos da música brasileira, Gal Costa era considerada uma das maiores vozes do país desde seu surgimento, ainda na década de 1960. Ao lado de grandes nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, integrou o grupo Doces Bárbaros, considerado um marco cultural nos anos 70, e figura como um dos principais nomes do movimento tropicalista.