sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Suzano celebra 117 anos da imigração japonesa com feira gastronômica

Câmara inova e celebração vai além do tradicional, buscando o resgate da cultura nipo-brasileira
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Anualmente, a Câmara Municipal de Suzano realiza uma sessão solene em comemoração à Imigração Japonesa no Brasil. Neste ano, o Legislativo suzanense inovou ao iniciar as celebrações com uma feira gastronômica e uma diversa programação cultural, realizadas na última sexta-feira (27).

O evento aconteceu na rua dos Três Poderes, 65, em frente ao Plenário do Palácio Deputado José de Souza Candido. A feira gastronômica ofereceu uma ampla variedade de pratos típicos da culinária japonesa, como yakisoba, tempurá e temaki. Além disso, o público também pôde prestigiar uma feira de artesanato, com diversas opções de produtos. Parte do valor arrecadado será direcionado para o Fundo Social de Suzano.

As atividades começaram às 11 horas da manhã e se estenderam até às 22 horas. Ao 12h30, a Banda Musical da Guarda Mirim de Suzano realizou uma apresentação especial, acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Artur Takayama (PL), pelo prefeito Pedro Ishi (PL), pela ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi e por outras autoridades e lideranças do município. Durante a tarde, shows e apresentações musicais continuaram entretendo o público.

Às 18h30, a tradicional sessão solene aconteceu no Plenário da Câmara. Na ocasião, 12 empresas de origem nipônica foram homenageadas. São elas: Bi-Fum, Casa Yoshitani, Grana Ino, Komatsu, Magic City, NSK Brasil, Pastifício Hirotani Seimen, Senshi Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios; Shibata Supermercados; Takaki; Tessin Indústria e Comércio; e TKM.

O presidente da Câmara, Artur Takayama, idealizador do evento, afirmou que a ideia é que a feira aconteça anualmente a partir desta primeira edição e destacou a importância da celebração.

“É um evento importante, estamos resgatando a nossa cultura nipo-brasileira, porque aos poucos ela vai acabando. Eu, como terceira geração de japoneses no Brasil, faço de tudo para que essa cultura não acabe. Todo ano fazemos a sessão, mas essa é a primeira vez que inovamos. Estou com expectativa de um grande público em nossa festa.”

O prefeito Pedro Ishi também enfatizou a relevância da iniciativa e agradeceu a presença e participação de todos.

“Parabenizo toda a Câmara pela iniciativa. A colônia japonesa tem um papel fundamental em nossa cidade, desde a colonização até as histórias de famílias que ajudaram a construir a nossa cidade. Então, eu fico muito orgulhoso de termos um evento como esse que simboliza a imigração japonesa no Brasil.”

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -