Unidade recebeu mais de 10 mil pessoas em apenas um mês e o foco é o respeito a todos
Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib
O Sesc Mogi das Cruzes completou no dia 6 de dezembro um mês de existência e já é um sucesso perante o público mogiano. Em apenas um mês, a instituição atendeu mais de 10,3 mil pessoas, da cidade e da região. Detalhe: devido aos cuidados com a pandemia, o acesso às instalações do local se dá apenas por meio de agendamento.
“Por essa questão da aglomeração, por conta da pandemia, a gente abriu com esquema de agendamento, e nunca tínhamos feito isso antes. Então, estamos trabalhando com agendamento para a entrada do Sesc, com visita guiada aos espaços, o que está indo muito bem”, explicou Denise Mariano, que trabalha na instituição há 20 anos, e é a gerente do Sesc Mogi das Cruzes.
E a aprovação dos frequentadores dessa nova unidade do Sesc tem sido muito boa, segundo Denise. “Quem já esteve no local elogiou bastante o equipamento. Todo mundo gostou muito das modificações que foram feitas.” E isso porque a entrada ainda não está sendo liberada como costuma ser, isto é, sem agendamento.
O Sesc Mogi das Cruzes foi construído no espaço onde havia o Centro Desportivo do Socorro. A direção do Sesc fez reformulações, aproveitando a estrutura já construída, e criou o que já pode ser chamado de “o maior clube popular da cidade”.
“Temos bastantes pessoas de Mogi durante a semana, de terça a sexta-feira, e, no final de semana, além dos frequentadores de Mogi, vem gente das outras cidades do Alto Tietê. Vira um passeio”, observou Denise.
Pessoas de todas as idades podem frequentar o Sesc, que é um clube criado tradicionalmente para quem trabalha no comércio, porém é aberto a todos que quiserem desfrutar de sua estrutura voltada ao lazer e ao entretenimento.

“O Sesc é aberto a todas as pessoas. O que acontece é que se o comerciário, que tem a credencial plena, paga R$ 10,00, a pessoa que é de fora do comércio vai pagar R$ 20,00. Mas ela também tem acesso e nós trabalhamos com valores muito simbólicos, são acessíveis para qualquer pessoa”, destacou a gerente.
Para frequentar o Sesc Mogi é necessário acessar o aplicativo da instituição (padrão para todas as unidades do Sesc), fazer um cartão, cujo nome é “Cartão Atividade”, e escolher a unidade – no caso a de Mogi. Tem vários serviços: acesso à piscina, quadra de esportes, GMF (ginástica multifuncional, uma espécie de academia) etc. Depois de escolhido o serviço ou atividade, deve-se agendar o dia e o horário disponíveis pela central de atendimento.
“Em janeiro, nós vamos ter o ‘Sesc Verão’. É uma campanha que a gente faz de incentivo a atividade física. E, durante todos os dias de janeiro e fevereiro, temos uma série de programações que contemplam atividades físicas, de lazer, e são todas gratuitas”, adiantou Denise.
Ela enfatizou que o Sesc, de forma geral, acolhe todas as pessoas e incentiva a adversidade, e boa parte das atividades oferecidas na unidade de Mogi das Cruzes nem precisa de inscrição prévia. “A gente procura respeitar e tratar muito bem as pessoas. A diversidade é muito importante e significativa para nós, antes mesmo de virar ‘moda’; a gente sempre exercitou isso.”