sexta-feira, 26 jun, 2026

Leitura: Secretaria Municipal de Educação apresenta ações do primeiro quadrimestre de 2026

- PUBLICIDADE -

Secretaria Municipal de Educação apresenta ações do primeiro quadrimestre de 2026

Foram apresentados dados sobre o atendimento da rede municipal de ensino, manutenção e reforma das escolas, investimentos e programas
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes apresentou, em audiência pública realizada na quinta-feira (25) na Câmara Municipal, no Centro Cívico, o balanço das ações realizadas no primeiro quadrimestre de 2026. No período, a rede municipal de ensino atendeu 45.522 estudantes, sendo 24.848 em período integral, distribuídos em 212 unidades escolares.

Entre no nosso canal do WhatsApp – clique aqui

“Apresentamos as obras concluídas e em andamento e as ações realizadas pelos departamentos e demais setores neste primeiro quadrimestre. Estamos trabalhando bastante para continuar avançando na melhoria do atendimento oferecido às nossas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Claudia Romanos, que esteve acompanhada da adjunta da Pasta, Catia Moyano.

O Departamento Administrativo e Orçamentário (DAO) apresentou os dados consolidados da execução orçamentária: foram empenhados R$ 425.400.158,96 ao longo do quadrimestre, o que representa 51,35% do orçamento anual da Secretaria. O percentual de aplicação de recursos próprios, conforme o índice constitucional obrigatório, ficou em 48,41%.

Pelo Departamento de Gestão de Planejamento e Demanda, a Divisão de Transporte Escolar atendeu regularmente 4.620 alunos. O serviço também contemplou estudantes da Educação Especial, garantindo acessibilidade para 33 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Obras e reformas

Foram concluídas as obras nas unidades escolares Ceim Profª Amayr Ribeiro de Godoy Borba (Vila Mogi Moderno), EM Profª Auta Cardoso de Mello (Jardim Aeroporto), EM Profª Teresa Martins Pinhal (Vila Jundiaí), EM Henrique Peres (Mineração), Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira (Oropó), EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial), Ceim Tina Della Vedova (Jundiapeba) e EM e Ceim Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia).

As reformas também ocorreram nas unidades Centro e Biritiba Ussu do CRESCER. Estão em andamento as obras dos novos Cempres em Biritiba Ussu e Taiaçupeba, da nova Creche do Bosque e da ampliação do Ceim Maria Martinha Cardoso Paes, em Biritiba Ussu. A equipe de Manutenção Escolar realizou 4.041 serviços, incluindo intervenções de pintura, alvenaria e instalações elétricas e hidráulicas.

Educação especial e inclusiva

O Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI) apresentou as ações voltadas à ampliação do atendimento, à formação de profissionais e ao fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas. O departamento conta com 33 salas de recursos multifuncionais, sendo 10 implantadas neste ano. A equipe pedagógica também participou de formações voltadas ao atendimento especializado, entre elas a iniciativa Lego Braille Bricks.

Na Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, foram contabilizados 4.434 atendimentos educacionais especializados e 141 atendimentos domiciliares e hospitalares. Os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia somaram mais de 100 atendimentos em cada especialidade. Também foram apresentados os trabalhos do Pró-Escolar, do Serviço de Apoio Pedagógico Itinerante (Sapi) e da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita.

Projetos pedagógicos

O Departamento Pedagógico (Deped) apresentou as ações desenvolvidas no período, entre elas a IV Olimpíada e Paralimpíada – Pequenos Esportistas, que reuniu 39 escolas inscritas, com cerca de 5,5 mil alunos envolvidos diretamente e outros 14,4 mil de forma indireta.

Entre as parcerias destacadas, está a com o Sesc de Mogi das Cruzes, que proporcionou atividades para mais de 600 alunos. O Deped também realizou parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde e Bem-Estar e de Clima e Meio Ambiente.

Alimentação escolar e programa CRESCER

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) informou que foram servidas 9.956.282 refeições no período, além de 1.326 entregas que movimentaram 138 toneladas de alimentos para as unidades escolares. A rede também atendeu 1.695 alunos com dietas especiais.

Outro destaque foi o retorno do programa CRESCER à Secretaria Municipal de Educação, com a implementação de novos eixos voltados à longevidade, à juventude e às mulheres. Neste primeiro ciclo, o programa registrou 2.523 vagas ofertadas, distribuídas em 110 turmas e 64 opções de cursos.

A audiência foi conduzida pela presidente da Comissão de Educação, vereadora Malu Fernandes. Estiveram presentes os membros da Comissão, vereadores Inês Paz, Eduardo Ota e Priscila Yamagami, além do primeiro secretário da Câmara Municipal, vereador Edson Santos.

Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- PUBLICIDADE -