O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em nenhuma hipótese, entra em contato com pacientes ou familiares para realizar cobranças ou solicitar pagamentos. A unidade é totalmente financiada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde que, nesta terça-feira (15), recebeu informações sobre tentativas de golpe contra três famílias de pacientes internados na UTI, que receberam ligações solicitando valores para realização de exame externo.
O golpista utiliza a foto do médico ortopedista Marcos Antônio Nali, da clínica particular Imot, alegando a necessidade do paciente diante de uma eventual piora de exames. O Hospital Municipal já acolheu as vítimas, prestou orientações e acionou o departamento jurídico para as providências necessárias.
A unidade orientou que, caso algum paciente ou familiar receba contato semelhante, que ignore e denuncie imediatamente. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os profissionais não são autorizados a transmitir informações sobre os pacientes por telefone ou mensagens. Na dúvida, a orientação é procurar pessoalmente pelos profissionais que atuam no Hospital Municipal.