Depoimentos de pacientes, orientações de profissionais de saúde e uma palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama serão destaque nas atividades agendadas para quarta e quinta-feira (29 e 30), a partir das 15 horas, no auditório da Policlínica (R. Dom Antônio Cândido de Alvarenga, 170 – Centro). O evento gratuito, aberto ao público, encerra a programação de atividades do Outubro Rosa, promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes para evidenciar a importância do cuidado com a saúde da mulher.
A palestra ficará a cargo da médica ginecologista e obstetra Isabella Lozano. Ela alerta que o câncer de mama, muitas vezes, pode ser uma doença silenciosa, sem causar dores e outros sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Daí a importância de a mulher zelar pelo autocuidado. “São orientações essenciais e dicas para que as mulheres de todas as idades prestem atenção aos sinais do próprio corpo. Dedicamos todo nosso empenho à saúde, bem-estar e valorização da vida”, explica a provedora da Santa Casa, Miriam Nogueira do Valle.
Ao longo de todo o mês de Outubro, a Santa Casa desenvolveu uma série de atividades voltadas à conscientização das pacientes e do público interno sobre temas relacionados à saúde da mulher e ao bem-estar. Miriam enfatiza que todos os profissionais da Santa Casa empenham-se em difundir informações importantes à prevenção de doenças, dentro do conceito de que é muito melhor prevenir do que remediar.
Segundo a provedora, a programação fecha o bem-sucedido ciclo de atividades de conscientização. A Santa Casa ostenta a certificação no Programa de Qualidade em Mamografia (PQM), do Instituto Nacional do Câncer (Inca)/Ministério da Saúde. É o único hospital do Alto Tietê a conquistar este certificado. A aprovação confirma o atendimento de excelência, segurança e eficácia nos exames de mamografia realizados pelo hospital. Somente em outubro (até 26/10), foram 1.648 mamografias, sendo que o acumulado neste ano totaliza 11.444 exames. Do total, algo em torno de 90% das pacientes recebem a assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto as demais são de convênios e particulares. A instituição também é referência regional em Obstetrícia e Neonatologia.





