Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Santa Casa de Mogi é a unidade que mais realiza partos SUS no município

De janeiro a agosto de 2024, unidade de saúde realizou 2379 partos
A Santa Casa de Mogi conta com estrutura de ponta para atender as gestantes / Foto: Cecília Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, além de ser a unidade pública que mais realiza partos na cidade, também é referência em partos de alto risco. No mês anterior à data de aniversário de 464 anos da cidade, 273 mogianos vieram ao mundo.

Segundo o tesoureiro Fábio Mattos, a Santa Casa não só lidera em número de partos, mas é também a única maternidade pública de alto risco na cidade, equipada com UTI neonatal e estrutura adequada para atender gestantes e bebês prematuros. “Com certeza é a que mais realiza partos na cidade, e é a única de alto risco, com UTI neonatal e estrutura para atender gestantes de alto risco e bebês prematuros”, explicou.

Atualmente, o número de nascimentos não atinge a capacidade total mensal, porém, quando os leitos da UTI neonatal são utilizados em grande escala, e em um curto período de tempo, eles se tornam insuficientes.

“No parto normal não temos limitador, mas no parto de alto risco, o que limita a gente é a quantidade de leitos de UTI neonatal disponível. Porque no parto de alto risco é preciso de um leito de UTI. Então, por mais que a média máxima seja um número que não está sendo atingido, a capacidade no alto risco ainda é limitada”, explicou Mattos.

De acordo com os dados do hospital, a capacidade máxima é de 420 partos mensais. Nos oito primeiros meses do ano foram contabilizados 1021 partos cesáreos e 1358 partos normais, todos realizados pelo SUS. Vale lembrar que a Santa Casa atende as mamães de todo o Alto Tietê, que escolhem Mogi para dar à luz ao seu filho.

HIPERCAP – Para melhor atender os mogianos e pacientes da região, a busca atual da Santa Casa tem sido em aumentar a qualidade do serviço prestado à população utilizando o repasse mensal do Hipercap para atualizar os equipamentos e reformar alas antigas do hospital.

Até o momento, na ala da maternidade a UTI neonatal, quartos, centro cirúrgico, entre outros, passaram por reformas e manutenções em equipamentos. “O Hipercap tem ajudado bastante. Na maternidade a gente melhorou muito. Usamos a verba para diversas manutenções, aquisição de equipamentos, manutenção de equipamento, e reformas”, disse Mattos.

A parceria começou em 2017, e desde então as melhorias têm sido realizadas para transformar as alas que atendem o público do SUS na mesma qualidade das particulares.

Uma das últimas reformas entregue foram os três quartos PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), destinados para as gestantes que buscam um parto normal e humanizado. Os quartos foram entregues há um mês, e serão utilizados para cada paciente dentro das três fases da gestação.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade