22/04/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Apresentação ocorreu na Praça Pe João Álvares
O programa busca trazer as experiências aplicadas pela Small Business Administration – SBA, agência federal dos Estados Unidos, para a realidade brasileira

SAMU Regional de Mogi das Cruzes realiza treinamento de Suporte Básico de vida

Capacitação sobre paradas cardiorrespiratórias foi voltada a profissionais de saúde que atuam em diversas áreas
Os profissionais do SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes ofereceram o curso em Salesópolis
Os profissionais do SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes ofereceram o curso em Salesópolis - Foto: Cecília Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Durante a manhã de terça-feira (25), o SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), ofereceu um treinamento de primeiros-socorros a profissionais de saúde da cidade de Salesópolis. Nas dependências do Centro da Pastoral São José, agentes do SAMU, administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), ensinaram como lidar em casos de Parada Cardiorrespiratória.

A dinâmica foi dedicada para diferentes tipos de profissionais em saúde, desde Enfermeiros e Técnicos a Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), para que as equipes de diferentes serviços do município possam prestar o melhor atendimento possível.

“A parada cardiorrespiratória (PCR) ocorre quando há uma interrupção súbita e completa do fluxo sanguíneo para o cérebro e outros órgãos vitais, devido à falência do coração e/ou dos pulmões. O reconhecimento e atendimento rápidos são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência da vítima. Lembrando que a rapidez e a eficácia nas ações podem ser determinantes para a sobrevivência da vítima. A capacitação em técnicas de RCP é fundamental para todos, especialmente em ambientes extra hospitalar”, explica o Enfermeiro do NEP, Cosmo Pereira.

Ainda de acordo com Enfermeiro do SAMU Cosmo Pereira, o compartilhamento desse tipo de informação é importante para esses grupos, para além da educação continuada, porque, no caso dos ACSs, eles estão em contato direto com os pacientes em suas residências, portanto podem se deparar com situações do tipo, e, no caso dos agentes intra-hospitalares, é um aprimoramento nos conhecimentos técnicos e atualização dos procedimentos de Reanimação Cardiopulmonar.

Para a Enfermeira Coordenadora da atenção básica do município, Maria Aparecida do Prado, esse tipo de treinamento se faz necessário pelo próprio contexto de Salesópolis.

“Hoje a gente tem um território em que o posto de saúde é numa esquina e a Santa Casa na outra, então já aconteceu de um paciente passar mal dentro da UBS e as pessoas saírem correndo para levar para a Santa Casa. Não! Os profissionais precisam saber que eles têm condições de atender, estabilizar esse paciente dentro da unidade, para depois dar o encaminhamento”, conta.

Participante do treinamento, a enfermeira Coordenadora da Santa Casa de Salesópolis, Ione de Oliveira, ressaltou os bons-frutos que têm tido com a sinergia entre o Cresamu e sua equipe: “Esse trabalho em equipe que a gente tem com o SAMU há um tempo agrega muito conhecimento para a gente poder fazer o melhor para a população. Conhecimento, todo dia a gente tem que estar renovando.”

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13140