Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saiba a importância do estágio para o ensino técnico

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Estágio é uma atividade de aprendizagem profissional que permite aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade em situações reais de trabalho. Em redes de ensino técnico, como o Grau Técnico, a atividade é primordial ao se unir com um ensino de qualidade.

Cleonice Rehem, presidente da Brasiltec , entidade que representa a educação profissional e tecnológica particular e atua pelos interesses das instituições educacionais, explica a importância da atividade para o currículo do estudante.

“O estágio é a grande oportunidade para o estudante de um curso técnico exercer a prática da profissão escolhida, contando com supervisão de outros profissionais e aprendendo em equipe com disciplina e abertura para possíveis erros, para questionar, investigar, aprofundar, inovar e aprender realmente no dia a dia do trabalho real. O estágio é um instrumento de integração do estudante ao mundo do trabalho com aprendizado prático, técnico, cultural, científico e de relacionamento humano”, disse a professora.

Os estágios nos cursos técnicos são divididos em duas formas. O estágio não obrigatório, onde o estudante vai ter sua formação independente de ter estagiado. Porém, se ele tiver tido o estágio, a carga horária irá compor sua formação.

Já o estágio obrigatório, tem a supervisão da instituição de ensino e a carga horária é definida pelos conselhos de classe profissional. Vale lembrar, que em cursos da área de saúde estágios são ainda mais importantes, pois trazem mais segurança para o exercício da profissão.

Carlos Gomes, gestor de uma escola técnica em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, explica como funciona a dinâmica dentro da sua vivência. “No Grau Técnico de Mogi das Cruzes, os estágios são obrigatórios apenas para os cursos de Enfermagem e Radiologia. Após o cumprimento dos dois módulos do curso, o aluno está apto para o início da etapa de estágios. Esses módulos trazem o preparo inicial para que os estágios possam compor sua parte na formação do aluno que é a de desenvolver segurança profissional para atuação no concorrido mercado de trabalho”, contou.

Ainda de acordo com gestor, a unidade possui uma ampla rede de parceiros para direcionar os alunos ao mercado de trabalho, mas que poderia ampliar ainda mais.

“As instituições dependem de parcerias com as iniciativas públicas e privadas. Os municípios têm sido grandes parceiros, mas acreditamos que este trabalho poderia ter mais incentivos para que instituições privadas abrissem suas portas. Afinal, o profissional formado com qualidade traz benefícios para todos”, pontuou.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade