Com discursos que destacaram sua trajetória e contribuição à segurança pública, a guarda civil municipal classe distinta Rosemary Ferreira Caxito recebeu, na noite desta quarta-feira (11), a Medalha Suzano Brandão, em sessão solene realizada na Câmara de Suzano. A homenagem foi uma iniciativa do vereador José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira, autor do decreto legislativo aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Falando em nome dos vereadores, Zé Oliveira relembrou a trajetória profissional da homenageada. “
É com grande alegria que prestamos hoje esta homenagem a uma mulher que dedicou por 15 anos — e continua dedicando — sua vida à segurança pública de Suzano, com coragem, competência e humildade”, afirmou.
Durante o discurso, o parlamentar destacou que, ao longo de sua carreira na Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, Rosemary Caxito coordenou, a partir de 2014, a Patrulha Maria da Penha, projeto que se tornou referência no atendimento e na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2019, ela foi nomeada subcomandante da GCM e, no ano seguinte, assumiu o comando da corporação, tornando-se a primeira mulher da história de Suzano a ocupar o cargo. Rosemary permaneceu à frente da GCM até 2023.
A corregedora da Guarda Civil Municipal, Suzana Beatriz Trofino, ressaltou que a homenageada é exemplo para a corporação.
“Entrei junto com ela no concurso de 2010. É uma excelente servidora, sempre ajudou os guardas municipais. É uma honra estar aqui hoje”, declarou.
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano, Silmara Marcelino, destacou a parceria construída ao longo dos anos.
“Foram muitos anos trabalhando juntas e ela sempre atuou de forma brilhante. Rosemary faz parte da história da cidade, contribuindo para o bem da sociedade e para a segurança pública como um todo”, afirmou.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi, também enalteceu a atuação da homenageada. Segundo ela, a Patrulha Maria da Penha de Suzano foi a terceira criada no Brasil. “Ela levou o nome da cidade para todo o País, capacitando outros municípios e fortalecendo o combate à violência contra a mulher”, ressaltou.
Ao discursar, Rosemary Caxito agradeceu a homenagem e falou sobre os desafios enfrentados ao longo da carreira.
“É difícil ser mulher em uma corporação majoritariamente masculina, principalmente quando se ocupa um cargo de comando. Mas consegui passar por esse período com muita honra e dedicação”, afirmou. Ela também relembrou o período em que enfrentou um câncer enquanto coordenava a Patrulha Maria da Penha. “Viajei por todo o Brasil para capacitar outras cidades, porque um município sozinho não resolve o problema da violência contra a mulher. Precisamos somar forças”, completou.
O presidente da Câmara, Artur Takayama (PL), encerrou a sessão convidando à reflexão sobre os recentes casos de feminicídio noticiados no País.
“Diante de um cenário tão duro, Suzano se destaca, e isso tem relação direta com a atuação firme, competente e incansável da homenageada desta noite”, declarou. Segundo ele, Rosemary “deu vida a um projeto que salvou vidas, interrompeu ciclos de violência e mudou histórias”. Takayama também destacou o papel da GCM como inspiração para outras mulheres na segurança pública.
A mesa da sessão solene contou ainda com a presença da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Suzano, Maria Margarida Mesquita, além dos secretários municipais de Segurança Cidadã, Francisco Balbino; de Comunicação, Paulo Pavione; e de Governo, Alex Santos.




