De acordo com o anúncio feito pelo governo do Estado, as rodovias Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra poderão começar a recolher tarifa dos motoristas no sistema ‘free flow’, muito conhecido como pedágio de cobrança automática.
No início do ano foram retomados os estudos para a concessão das rodovias em questão, que, se passarem a ser https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistradas pela iniciativa privada poderão passar a contar com o sistema de cobrança mais moderno.
A nova tecnologia ‘free flow’ ou ‘fluxo livre’ em português, consiste em um sistema de livre circulação de veículos sem necessidade da implantação de pedágio e cabines com cancelas. Segundo o Governo Estadual, dessa forma há uma redução nos custos para operadores e usuários, com tarifas mais justas. No Alto Tietê, esse sistema já está em fase de testes na Rodovia Ayrton Senna. A nova tecnologia permite que o motorista pague um pedágio proporcional apenas pelos quilômetros percorridos.
Movimento ‘Pedágio não’
Após quase um ano de protestos contra a instalação do equipamento nas duas rodovias, que já havia sido cancelada pelo ex-governador Rodrigo Garcia em dezembro de 2021, o assunto voltou a assombrar os moradores do Alto Tietê. Vale lembrar, que o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), também se posicionou contra ao pedágio, ainda em sua campanha.
O caso ganhou nova repercussão após o anúncio feito pelo governo do Estado, que causou indignação a muitos motoristas da região. Os organizadores do movimento “Pedágio Não”, que reuniu 50 mil assinaturas contra o equipamento em 2021, não descartam a possibilidade de novas manifestações e a retomada dos abaixo-assinados contra a nova proposta.