O rapper e arte-educador de Ferraz de Vasconcelos, Danilo Skrap, lançou no começo de novembro o novo single “Meu Mundo Imediato”, já disponível nas plataformas digitais. O projeto chega acompanhado também de um videoclipe, que pode ser visto pelo Youtube. A faixa, financiada por meio da LPG (Lei Paulo Gustavo), retrata o cotidiano e experiências do artista, além dos valores e desafios enfrentados pela periferia.
O lançamento marca ainda o início dos preparativos para um novo EP com cinco faixas, sendo quatro inéditas, que está programado para o primeiro semestre do próximo ano.
Sem romantizar as dificuldades de quem vive às margens dos grandes centros urbanos, Skrap ressalta a importância da coletividade e da ajuda ao próximo. Em complemento ao título, “Meu Mundo Imediato” entrega muitas expectativas de um futuro melhor por meio da criação do agora, da mudança de paradigmas sociais e pessoais e o papel da educação, seja ela formal ou informal, para a criação de uma sociedade menos desigual.
O refrão “não pertenço a lugares, lugares não me pertencem”, busca resgatar o senso de pertencimento à comunidade e aos lugares. A capa do single reforça essa ideia, fazendo referência aos Racionais e aos valores do Hip Hop, passadas de geração em geração.
Danilo Skrap
Além de “Meu Mundo Imediato”, Skrap é conhecido pelas músicas “Espírito Livre”, “Evoé”, “Contra a Maré” e “Plano de Aula”, todos disponibilizados digitalmente. Como arte-educador, estudante de pedagogia e admirador de Paulo Freire, Skrap vê no Hip Hop uma forma de aprender e compartilhar conhecimento.
Atuando como professor, esteve presente na Fundação Casa de Guarulhos onde, por meio do rap, conseguiu levar a oportunidade para que jovens pudessem ser conscientizados e integrados à sociedade, mesmo reconhecendo a falta de acesso a direitos básicos e as desigualdades sociais para quem vive nas periferias.
Ficha Técnica
Composta por Danilo Skrap, a música possui produção de Skeeter Beats e mixagem de som por Ricardo Cabês, com realização da ChánogeloCrew e distribuição Symphonic. O videoclipe tem produção executiva de Skrap, que divide a direção com Gui Midões, também responsável pela captação e montagem, com fotografia de Sueliton Lima.