Projeto “Os Guardiões do Bairro” leva peça infantil itinerante de conscientização sobre dengue e meio ambiente a escolas públicas

Espetáculo gratuito para crianças de 6 a 12 anos será apresentado em escolas de São Paulo entre 7 e 9 de outubro
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O projeto teatral Os Guardiões do Bairro foi concebido para levar conteúdos essenciais sobre sustentabilidade, saúde pública e meio ambiente a crianças em todo o Brasil — com ênfase especial na prevenção de doenças transmitidas por insetos, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, malária e doença de Chagas. Voltado a alunos de 6 a 12 anos em escolas públicas e instituições sem fins lucrativos, o espetáculo acontecerá de forma gratuita em diversas unidades escolares de São Paulo entre os dias 7 e 9 de outubro.

O espetáculo tem como principais objetivos prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e por outros vetores. Para isso, ele mostra como pequenas mudanças nos hábitos cotidianos, voltadas à sustentabilidade, podem gerar impactos positivos à saúde humana e ao meio ambiente. Além de reforçar a importância da vacinação como ferramenta de proteção individual e coletiva.

Com quatro atores, a peça tem duração de 45 minutos, classificação livre (6 a 12 anos). A de dengue em alerta vermelho. Para alertar outras crianças e cidadãos, ela transforma seu quarto num estúdio de gravação e lança a série de vídeos “Guardiões do Bairro”, contando com a ajuda de seus objetos, de seu gato Peteca e de sua boneca Ricota. O espetáculo mistura realidade e fantasia para ensinar de forma lúdica sobre a identificação de mosquitos vetores, o papel da vacinação, o cuidado com ambientes domésticos e o conceito de sustentabilidade.

No início de 2025, o Brasil apresentou uma redução significativa nos casos de dengue em relação ao ano anterior: nas seis primeiras semanas epidemiológicas, foram registrados 281.049 casos prováveis, contra 698.482 em 2024, o que representa queda de aproximadamente 60%, tendência que se manteve nos dois primeiros meses do ano, com redução de 69,25% em comparação ao mesmo período do ano passado (Agência Gov). Apesar desse cenário nacional mais favorável, São Paulo segue liderando em números absolutos e já ultrapassou 393 mil casos prováveis em 2025, com 270 mortes confirmadas e outras em investigação (APM). Esses números reforçam a urgência de iniciativas educativas e preventivas como Os Guardiões do Bairro, que contribuem diretamente para a conscientização das novas gerações e para a construção de comunidades mais saudáveis.

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o “Guardiões do Bairro” tem a produção de Cia ODU, apoio da Komedi Projetos, com patrocínio da Novartis e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

Este projeto une arte, educação e conscientização para despertar, nas crianças, o senso de responsabilidade com o ambiente em que vivem. Estimulando atitudes sustentáveis desde cedo, contribuímos para a formação de uma geração mais consciente e preparada para novas possibilidades”, comenta Michelle Ehlke, Diretora Associada de Saúde Global  e Responsabilidade Corporativa para o Brasil da Novartis.

Sobre a Novartis

A Novartis é uma empresa de medicamentos inovadores. Todos os dias, trabalha para reimaginar a medicina com o objetivo de melhorar e prolongar a vida das pessoas, empoderando pacientes, profissionais de saúde e a sociedade diante de doenças graves. Seus medicamentos chegam a quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Reimagine a medicina conosco: visite www.novartis.com e conecte-se conosco no LinkedIn e Instagram. •  Redes sociais: LinkedIn – Novartis Brasil | Instagram – @novartisbrasil

Sobre o Ministério:

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –  exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço

Projeto “Guardiões do Bairro” em São Paulo/SP

07/10

09h30 e 14h30

CEU Paraisópolis

(Rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jd Pq Morumbi)

08/10

10h, 14h, 16h

CEU Capão Redondo

(Rua Daniel Gran, S/N – Jd Modelo)

09/10

10h20

CEU Capão Redondo

(Rua Daniel Gran, S/N – Jd Modelo)

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *