Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mogi reabre ecoponto do Parque Olímpico após reformas

O ecoponto recebeu uma nova estrutura interna e teve uma parte operacional remodelada
Os ecopontos funcionam de sexta a quarta-feira, das 8h às 18h / Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, reabriu, nesta segunda-feira (16), o ecoponto do Parque Olímpico. A unidade, que fica na avenida Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº, estava fechada desde abril para importantes obras de reforma para melhorar a estrutura e o atendimento à população.

O ecoponto recebeu uma nova estrutura interna e teve uma parte operacional remodelada, que facilita a entrega de materiais e a logística de manutenção pela Prefeitura.

O piso da área externa foi concretado para instalação de caçambas. Houve reestruturação da rampa de acesso para descarte de resíduos da construção civil, construção de sistema de drenagem e outro banheiro, instalação de energia e câmeras e reforço na estrutura de cobertura.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de materiais recicláveis ou reaproveitáveis e atendem somente a população (e não empresas). Eles complementam outras ações desenvolvidas pela Prefeitura, que são a coleta do material reciclável recolhido porta a porta e as operações Cata-Tranqueira.

São recebidos materiais como vidro, papelão, ferro, embalagens, latas, garrafas PET, jornais, revistas e outros papéis, caixas de leite, pneus, “lixo eletrônico” (resíduos considerados recicláveis) e outros produtos que, se jogados em qualquer lugar, podem causar enchentes, riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente.

Para descarte de restos de material de construção (Resíduos da Construção Civil – RCC) e para resíduos de poda, o limite máximo por pessoa é de 1 metros cúbicos por dia (ou 10 sacos de 100 litros).

Após serem descartados nos ecopontos, os materiais são encaminhados à Central de Triagem da Vila São Francisco e para outros destinos habilitados, onde são separados e destinados para reciclagem e ou reutilização.

Os ecopontos funcionam de sexta a quarta-feira, das 8h às 18h, fechando apenas às quintas-feiras para limpeza interna.

Inicialmente, o Ecoponto Parque Olímpico não receberá madeira, pois a Secretaria de Meio Ambiente está escalonando a abertura e recebimento dos materiais na implementação da nova forma de organização. Os demais ecopontos estão recebendo madeira normalmente.

Além da unidade do Parque Olímpico, Mogi das Cruzes conta com outros dois ecopontos: Jardim Armênia (rua Júlio Perotti, 353) e Jundiapeba (rua Manoel Fernandes, 44, esquina com a avenida João de Souza Franco – Nova Jundiapeba).

Um quarto ecoponto vem sendo construído atualmente, na avenida Ricieri José Marcatto, na esquina com a rua Capitão Arcílio Rizzi, e atenderá o distrito de Cezar de Souza. Quando estiver concluído, o ecoponto funcionará no mesmo sistema dos demais.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade