Em coletiva de imprensa, a prefeita em exercício prometeu uma das tarifas mais baixas do Alto Tietê, quando houver reajuste tarifário
Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib
Diferentemente de Poá e Suzano, onde as passagens de ônibus foram elevadas para R$ 5,00 desde domingo (14), a Prefeitura de Mogi das Cruzes só vai ter uma definição a respeito de eventual reajuste tarifário a partir de 2022. A informação foi divulgada na tarde de hoje (16) pela vice-prefeita, Priscila Yamagami (PODE). Ela ocupa a cadeira máxima do Executivo enquanto Caio Cunha (PODE) participa de um congresso oficial em Barcelona, na Espanha.
“A gente está lutando muito para que Mogi tenha a tarifa mais baixa da região, algo que não acontece há muito tempo. Vamos oferecer mais por menos. Para que isso seja possível, nós estamos promovendo um redesenho das linhas do transporte coletivo, inclusive com a contribuição dos moradores, por meio do ‘Participa Mobilidade’. Já apresentamos o novo traçado para os moradores de Biritiba Ussu, por meio do qual o distrito está ganhando mais 12 partidas diárias”, disse Priscila.
A principal alteração do estudo que está sendo desenvolvido é a retirada da circulação de ônibus pela região central, levando os pontos finais de parada para o terminal mais próximo da região que a linha serve. Esta medida oferece ganhos na agilidade e na pontualidade das viagens, uma vez que elimina a influência do trânsito intenso das ruas do Centro no trajeto dos ônibus. Os itinerários também passarão por alteração de eficiência, evitando voltas desnecessárias, que aumentam o tempo da viagem e encarecem o sistema.
A prefeita em exercício aproveitou a presença da secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres, para anunciar que a prefeitura não vai renovar a isenção de ISS, concedida desde 2013 às concessionárias que exploram o serviço em Mogi. Apesar disso, ela garantiu que a cidade vai ganhar qualidade no serviço sem que a tarifa seja a mais alta da região, como ocorre nas últimas décadas. Isso porque o reajuste das linhas deve resultar em economia de custos para as empresas, uma vez que o atual sistema está vigente há 15 anos. Portanto, desatualizado.
De Barcelona, o prefeito fez uma rápida participação remota na coletiva de imprensa para detalhar os motivos que levaram a sua gestão a não renovar a isenção de ISS às empresas de transporte.
“A gente não quer mais a marca de tarifa mais alta da região. As empresas estão pressionando bastante pelo aumento, pois o último ocorreu em 2019. Mas nós não vamos renovar a isenção de ISS, pois Mogi é a única cidade da região que oferece a isenção e nós já perdemos mais de R$ 23,6 milhões de arrecadação desde o início dessa lei. Eu sou contra isso desde que era vereador, quando votei contra a isenção”, explicou o prefeito.
Propostas são “absurdo”, considera prefeito
Em sua fala, Caio Cunha revelou que a Mogi Mob (antiga CS Brasil) e a Princesa do Norte chegaram a sugerir passagens a R$ 7,04 e R$ 7,08. No entendimento dele, os valores são “absurdos”, até porque as empresas sequer sabiam que perderiam a isenção de ISS quando apresentaram os pedidos de reajustes. Atualmente, o valor real da passagem é R$ 4,68, pois o usuário paga R$ 4,50 na catraca e a prefeitura deixa de arrecadar R$ 0,18 a cada passagem.
A empresa Princesa solicitou o reajuste da tarifa para R$ 7,04 (R$ 2,54 a mais, o equivalente a um aumento de 56,44%), enquanto a empresa Mogi Mob pediu que o valor passasse a ser de R$ 7,08 (R$ 2,58 a mais, o equivalente a um aumento de 57,33%).
Ao assegurar que o valor da passagem não poderá exceder R$ 5,00, se houver o reajuste a partir de 2022, a secretária de Transportes antecipou que a planilha de custos das duas empresas será disponibilizada para toda a população, ato de transparência inédito por parte da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Uma resposta
Boa Tarde;
Estas empresas oferecem um pessimo serviço, 4,50 a passagem, já é um absurdo, se levar-mos em conta os percursos dos bairros até o centro, agora pra eles a prefeitura facilita tudo, más quando manda iss pra quem fez um puxadinho, ai não facilita em nada. Aliaz este Caio Cunha, está so dando bola fora, desse jeito vai pegar o mesmo caminho do antecessor.