16/03/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dra Silmara Marcelino, delegada das DDMs de Mogi das Cruzes e Suzano
Confira vagas para cada município e onlne

Prefeitura de Mogi lança o Zap Dengue e intensifica combate à doença

Diversas ações estão programadas para combater a doença e auxiliar os munícipes
Ferramenta visa auxiliar o munícipe de maneira virtual I Foto: Agência Brasil

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a Campanha de Combate à Dengue, na manhã desta sexta-feira (14). A prefeita Mara Bertaiolli (PL), ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis (PSD) e da secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, anunciou que a gestão irá atuar em três frentes: prevenção, combate e assistência, com medidas específicas para cada uma delas.

A primeira ferramenta apresentada pela chefe do Executivo foi o “Zap Dengue”, que visa auxiliar o munícipe de maneira virtual. Para isso, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (11) 99918-6070 e o usuário já receberá a mensagem inicial do Assistente Virtual apresentando opções, como: informações sobre sintomas da dengue, como preveni-la, postos de saúde mais próximos, telefone para dúvidas, consultas médicas, denúncias e atendimento da Vigilância em Saúde.

Já para prevenir que o número de casos da doença aumente na cidade, agentes de controle de vetores estão realizando visitas em residências nas regiões com maior vulnerabilidade para identificar focos de larvas e mosquitos e orientação sobre os cuidados no combate ao mosquito da dengue.

Além disso, todas as gestantes cadastras na rede pública de saúde, fazendo pré-natal, receberão repelentes gratuitamente. O uso de carros com fumacê para espalhar inseticida no ar para combater a dengue também é uma das medidas que será realizada no município, assim como o aumento da fiscalização em possíveis áreas de reprodução do mosquito.

Para os infectados, testes rápidos serão disponibilizados em alguns casos, para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível e o tratamento adequado seja prescrito. Esses pacientes também poderão contar com um monitoramento individual, com uma equipe de profissionais preparada para identificar a gravidade e a situação de cada caso para direcioná-lo ao procedimento mais adequado.

De acordo com Rebeca Barufi, o Governo do Estado de São Paulo também destinou mais de R$ 1,1 milhão para o município utilizar em ações de combate à dengue. E, caso um surto da doença ocorra na cidade e o número de casos aumente expressivamente, parte desse valor será destinado à abertura de um equipamento para atender especificamente os pacientes já diagnosticados: o Centro de Hidratação.

“Nós já temos um plano de trabalho para esse equipamento. A nossa expectativa é de atender, em média, 200 pessoas diariamente no período de maior curva no número de casos confirmados. Para isso, estamos preparando o prédio onde era a Única Fisioterapia, que estava fechado quando assumimos a administração municipal. O local foi avaliado e está apto a reabrir. Nós estamos fazendo a reforma da parte térrea para que possa abrigar o nosso Centro de Hidratação”.

O vice-prefeito também fez questão de reforçar que, na próxima semana, a secretária de Saúde irá enviar um oficio ao Estado pedindo leitos reserva nos hospitais estaduais para oferecer soroterapia aos pacientes que necessitarem. “Tudo que é possível fazer, nós estamos fazendo e acredito que até superando um pouco mais do que foi feito. Porque o que foi feito no passado em todo o Brasil não deu certo porque a gente vive uma epidemia grande. Então, a gente tem tentado inovar nos cuidados com a dengue”.

Por fim, a prefeita Mara Bertaiolli afirmou que a secretaria de Saúde trabalhou incansavelmente nesse primeiro mês de sua gestão para colocar todas essas ações em prática e com muita eficiência no município. E reforçou o seu compromisso com a saúde de Mogi: “A Saúde sempre vai ser prioridade na nossa gestão. Nós temos um olhar atento para as secretarias, mas a Saúde é e vai ser primordial em nosso mandato”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *