Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Por que o Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril?

Descubra a história do Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Hoje, dia primeiro de abril, é comemorado o Dia da Mentira. Esta data vem sendo comemorada desde a instituição do Calendário Gregoriano, no século 16. Segundo informações da Agência Brasil, órgão de comunicação oficial do governo brasileiro, a nova forma de contar o tempo substituiu o Calendário Juliano por determinação de Concílio de Trento (1545-1563).

Com isso, a partir dessa alteração, o ano passou a iniciar em 1º de janeiro ao invés de 1º de abril, dividido em 12 meses, com quatro estações climáticas e seguindo o movimento da Terra em relação ao Sol.  Dessa forma, a população ficou dividida, pois alguns ainda preferiam a forma que era feito anteriormente, não aceitaram a mudança e continuaram comemorando o ano novo em primeiro de abril.

Já aqueles que defendiam o Calendário Gregoriano, no qual o ano começava em janeiro, apelidaram os outros de “bobos de abril” ou “dia dos tolos” e isso foi se espalhando pelo mundo. Logo, no Brasil, a data ficou conhecida como o Dia da Mentira, em 1º de abril.

No Brasil, no entanto, a tradição de pregar peças por conta do Dia da Mentira foi introduzida em 1828. A ideia de fazer uma brincadeira “mentirosa” foi do jornal impresso mineiro “A Mentira” que, segundo se conta, trouxe em sua primeira edição a morte de Dom Pedro 1º na capa, sendo publicado justamente em 1º de abril. A verdade é que Dom Pedro 1º faleceu muitos anos depois, em 24 de setembro de 1834, em Portugal. 

Por fim, a ideia central deste dia é fazer alguém de “bobo”, contando algo que não é verdade. Atualmente, com o advento da internet, se tornou comum enviar mensagens com brincadeiras a parentes e amigos, para depois dizer que a pessoa “caiu no 1º de abril”. 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade