domingo, 22 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Pela primeira vez na história, uma mulher será a provedora da Santa Casa de Mogi

Miriam Nogueira do Valle assume o cargo no próximo dia 9 de dezembro
Tatiana Silva

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

No próximo dia nove de dezembro, Miriam Nogueira do Valle assumirá a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Ela será a primeira mulher a assumir o cargo nos 151 anos de existência da instituição. Ao seu lado estará o vice-provedor, Flávio Ferreira Mattos, atual presidente do Conselho Fiscal.

Aos 77 anos, Miriam é presidente da Associação de Voluntários da Santa Casa de Mogi das Cruzes (Avosc) e dedicou 53 anos de sua vida neste projeto. “Compareço todo dia, inclusive aos domingos e feriados, para ajudar as pessoas”, comentou.

Essa é a primeira vez que uma mulher irá ocupar o cargo de maior destaque da mesa diretiva. Animada, Miriam fala sobre suas expectativas para o mandato 2024-2026: “Nossa meta é garantir o prosseguimento da evolução dos serviços da Santa Casa, superando novos desafios para atender nossos pacientes de forma eficiente e acolhedora, alicerçada em suas necessidades e seu bem-estar. Sem contar que existe o ponto fundamental de honrar o legado de excelência em gestão empresarial recebido do atual provedor José Carlos Petreca”, explicou.

Para a nova provedora, alcançar esse lugar dentro da Santa Casa é uma grande oportunidade. “Isso reflete o espaço que a mulher vem conquistando cada vez mais na sociedade, que aprendeu a valorizar o olhar feminino e o jeito feminino de lidar com as coisas e de tratar as pessoas. Para mim, representa a oportunidade de confirmar os bons frutos de tudo isso”, disse.

Para este biênio segundo Miriam, o pilar central será dar continuidade na melhoria dos serviços oferecidos, e manter todos os esforços para ampliar e atualizar a estrutura física e operacional da instituição: “Queremos executar a modernização estrutural e funcional do Pronto-Socorro para melhor servir à Municipalidade, além de trabalhar para viabilizar novas especialidades. Nosso foco é aumentar a rede de assistência aos pacientes SUS”.

Contrato renovado

Recentemente, o contrato da Santa Casa com a prefeitura foi renovado por mais seis meses, no valor de R$ 2.232.960,25 mensais, pelo atual provedor José Carlos Petreca. No entanto, a renovação não atendeu novamente as expectativas da instituição.

“A direção da Santa Casa havia pedido um reajuste anual de 4,76%, relativos ao IPCA dos últimos 12 meses. O objetivo era a reposição das perdas inflacionárias para fazer frente ao dissídio dos funcionários e correção de contratos com fornecedores. Entretanto, a Prefeitura entendeu que não poderia arcar com a correção inflacionária”, explicou Miriam.

Segundo a nova provedora, apesar da não concessão do reajuste pleiteado, a Santa Casa manterá o mesmo atendimento no Pronto-Socorro: “Acreditamos no bom relacionamento com a municipalidade e na viabilidade de ajuste pela futura gestão municipal, que assume em janeiro”.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -