Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pedro Ishi lidera em todos cenários e pode ‘dispensar’ 2º turno em Suzano

Pré-candidato apoiado por Rodrigo Ashiuchi pode se eleger ainda em 1º turno
No cenário espontâneo, no qual nenhum nome é apresentado aos entrevistados, o mais lembrado foi o atual prefeito Rodrigo Ashiuchi, com 11,6% / Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, no último sábado (15), os resultados do levantamento de opinião pública realizado na cidade de Suzano acerca das pré-candidaturas a ocupar o cargo que hoje é de Rodrigo Ashiuchi (PL). Seu ex-secretário de Saúde, Pedro Ishi (PL), lidera em todos os cenários.

No cenário espontâneo, no qual nenhum nome é apresentado aos entrevistados, o mais lembrado foi o atual prefeito Rodrigo Ashiuchi, com 11,6%. Ele, porém, não pode se candidatar no pleito deste ano por já estar em seu segundo mandato consecutivo.

O pré-candidato Pedro Ishi, que tem o apoio do atual chefe do Executivo, aparece logo em seguida, com 10,4%.

Completam a lista Gerice Lione (PODE), com 1,4%, enquanto 8,3% recorreram ao “Ninguém/Branco/Nulo”. O vice-prefeito, Walmir Pinto (PV), e os possíveis apoiados pelo ex-prefeito Marcelo Cândido (PSOL), Dr. Zambotto e Derli Dourado, não alcançaram 1% das menções.

Estimulada
Na pesquisa estimulada, na qual são apresentados os nomes de pré-candidatos já definidos ou que podem ser confirmados, os pesquisadores apresentaram dois cenários aos suzanenses. Nos dois casos, o resultado favorável a Pedro Ishi se mantém.
No primeiro, Pedro Ishi pontua 55,4%, seguido por Walmir Pinto, com 10,1%. Gerice Lione aparece com 9,3% e Dr. Zambotto, com 6,3%. “Ninguém/Branco/Nulo” tiveram 11% das menções, enquanto 7,9% não souberam ou não quiseram responder.

No segundo, o nome de Dr. Zambotto foi substituído pelo de Derli Dourado. De todo modo, os números se mantém parecidos: Pedro Ishi com 55,6%, Walmir Pinto com 10,1%, Gerice Lione com 9,4%, e Derli Dourado com 5,9%. “Ninguém/Branco/Nulo” pontuaram 11,4% e 7,6% não souberam ou não quiseram responder.

Caso estes dois cenários se confirmem no dia 6 de outubro, quando ocorrem as eleições municipais, Pedro Ishi seria eleito em primeiro turno.

Ashiuchi bem avaliado
Além dos questionamentos eleitorais, a pesquisa também abordou a avaliação da atual gestão, que finda este ano com o término do segundo mandato de Rodrigo Ashiuchi. As respostas ajudam a compreender a vantagem de Pedro Ishi, o pré-candidato já consolidado para a continuidade.

Quando questionados se “aprovam ou desaprovam a administração do prefeito Rodrigo Ashiuchi, até o momento”, 79,7% deram a resposta positiva, enquanto 17% desaprovam. Outros 3,3% não sabem ou não opinaram.

69,2% dos entrevistados classificaram a gestão Ashiuchi como bom/ótima; 18,3%, como regular; e 10,6% como ruim/péssima.

REGISTRO
A pesquisa, registrada com o nº SP-00947/2024, foi realizada e paga pelo Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor LTDA. O levantamento entrevistou 700 pessoas entre os dias 7 e 12 de junho. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,8%.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade