sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Para reforçar identidade, Servo GDS cria o Dia Municipal da Favela em Ferraz

No fundo, é uma data primordial para que essa parcela marginalizada da sociedade nacional possa ter, finalmente, acesso a políticas públicas, de fato, e não somente ficar no campo da promessa como ainda infelizmente predomina na maioria do território brasileiro
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Colocar as comunidades como o centro do debate, ou seja, transformar moradores destes territórios urbanos em personagens protagonistas da sua própria história. É com esse propósito que o ativista social e também ex-líder da CUFA em Ferraz de Vasconcelos Geraldo Augusto Rodrigues Mendes (PODE), o Servo GDS – que ocupou o cargo de vereador até a última sexta-feira (30) -, elaborou um projeto de lei instituindo o “Dia Municipal da Favela” no calendário oficial de datas e eventos de Ferraz de Vasconcelos. O projeto de lei foi aprovado hoje (4), por unanimidade, e só depende da sanção do Poder Executivo.

O ato será comemorado anualmente no dia 4 de novembro. De acordo com o projeto de lei, a criação da data local tem por finalidade fazer a reflexão sobre os problemas cotidianos enfrentados pelos habitantes das comunidades e demonstrar para o público em geral, mas, sobretudo, para aqueles que insistem em desconhecer a dura realidade dessa gente, o potencial de oportunidades presentes nelas. “Afinal, nas favelas vivem verdadeiros empreendedores”, diz Servo GDS.

Ainda segundo ele, o “Dia da Favela” já é reconhecido mundialmente e, portanto, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades brasileiras estão inserindo a data nos seus calendários oficiais. “Na realidade, o dia 4 de novembro é um momento para comemorar e, acima de tudo, celebrar a importância da luta de gente que é responsável por fazer parte da engrenagem econômica e social do país”, destacou.

No fundo, é uma data primordial para que essa parcela marginalizada da sociedade nacional possa ter, finalmente, acesso a políticas públicas, de fato, e não somente ficar no campo da promessa como ainda infelizmente predomina na maioria do território brasileiro. Segundo o último censo demográfico de 2010, mais de 12 milhões de habitantes vivem em favelas pelo Brasil afora.

Agora, com o novo levantamento em curso, é muito provável que esse número seja superado e, ao mesmo tempo, o diagnóstico desenvolvido pelo IBGE seguramente será usado como parâmetro para a implementação de políticas públicas concretas em prol dos moradores das comunidades. O censo demográfico deverá ser concluído até o dia 31 de outubro próximo.

 

LEIA TAMBÉM:

Equipe da primeira Secretaria de Favelas do Brasil toma posse em Ferraz

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
1 Avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -