sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Para ajudar com altíssima demanda de gripe e dengue, Itaquá abre ‘Upinha’

Com investimento de deputada petista, unidade temporária surge para desafogar atendimento básico
Guilherme Alferes

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Em meio à epidemia, ainda pujante, de dengue vivida em todo o país desde o início do ano, além da aproximação da época do ano em que – historicamente – se aumenta vertiginosamente os casos de gripe, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba precisou recorrer a um reforço temporário: a chamada “Upinha”. Localizada exatamente ao lado da prefeitura, o equipamento seguirá aberto por 90 dias.

“Todos sabemos que as unidades de saúde em todo o país estão numa situação difícil devido à dengue, agora uma época sazonal em relação à gripe, e todas unidades muito cheias causam demora no atendimento”, justificou o prefeito Eduardo Boigues (PL).

A inauguração ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (16) e contou com a presença da deputada federal Juliana Cardoso (PT), que destinou os R$ 4 milhões em emenda parlamentar com os quais a estrutura foi viabilizada. O espaço possui recepção, sala de espera, banheiros adaptados, sala de triagem, área de medicação com 15 poltronas, dois consultórios, área de observação com dois leitos, ⁠sala vermelha, farmácia com estoque interno e estacionamento.

Os pacientes que ali chegarem serão atendidos por uma equipe de quatro médicos(as) e nove enfermeiros(as), divididos em dois turnos. O funcionamento é 24h.

A gestão da Upinha será feita pelo o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), organização social já responsável pela UPA, o CS-24h (Centro de Saúde) e o CSI (Centro de Saúde Infantil) itaquaquecetubenses. A diretora geral do contrato, Ana Patrícia Palmas, explicou que os profissionais que atuarão na unidade foram contratados à parte: “é um novo projeto, só para atender à Upinha.”

“Mais um comprometimento com o município sendo entregue com o intuito também de desafogar as outras unidades, que estão com superlotação, em respeito também aos munícipes. A gente faz parte da saúde do município”, disse.

Sem barreiras políticas

O evento de inauguração foi marcado pelo clima amistoso entre os lados da polarização política nacional. Tanto Boigues, recém filiado ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto Cardoso, quadro histórico da sigla do presidente Lula (PT), fizeram questão de ressaltar a importância de colocar políticas públicas acima de questões partidárias e ideológicas.

“Quando a gente enxerga recursos organizados para as cidades, para a democracia, isso que é importante. Por isso que tem os partidos, por isso que tem a democracia, para a gente fazer um atendimento melhor para a população”, disse a deputada, que se comprometeu também a enviar mais recursos para a cidade, para a construção de uma creche e desenvolvimento de campanha de mamografia.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -