Em meio à epidemia, ainda pujante, de dengue vivida em todo o país desde o início do ano, além da aproximação da época do ano em que – historicamente – se aumenta vertiginosamente os casos de gripe, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba precisou recorrer a um reforço temporário: a chamada “Upinha”. Localizada exatamente ao lado da prefeitura, o equipamento seguirá aberto por 90 dias.
“Todos sabemos que as unidades de saúde em todo o país estão numa situação difícil devido à dengue, agora uma época sazonal em relação à gripe, e todas unidades muito cheias causam demora no atendimento”, justificou o prefeito Eduardo Boigues (PL).
A inauguração ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (16) e contou com a presença da deputada federal Juliana Cardoso (PT), que destinou os R$ 4 milhões em emenda parlamentar com os quais a estrutura foi viabilizada. O espaço possui recepção, sala de espera, banheiros adaptados, sala de triagem, área de medicação com 15 poltronas, dois consultórios, área de observação com dois leitos, sala vermelha, farmácia com estoque interno e estacionamento.
Os pacientes que ali chegarem serão atendidos por uma equipe de quatro médicos(as) e nove enfermeiros(as), divididos em dois turnos. O funcionamento é 24h.
A gestão da Upinha será feita pelo o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), organização social já responsável pela UPA, o CS-24h (Centro de Saúde) e o CSI (Centro de Saúde Infantil) itaquaquecetubenses. A diretora geral do contrato, Ana Patrícia Palmas, explicou que os profissionais que atuarão na unidade foram contratados à parte: “é um novo projeto, só para atender à Upinha.”
“Mais um comprometimento com o município sendo entregue com o intuito também de desafogar as outras unidades, que estão com superlotação, em respeito também aos munícipes. A gente faz parte da saúde do município”, disse.
Sem barreiras políticas
O evento de inauguração foi marcado pelo clima amistoso entre os lados da polarização política nacional. Tanto Boigues, recém filiado ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quanto Cardoso, quadro histórico da sigla do presidente Lula (PT), fizeram questão de ressaltar a importância de colocar políticas públicas acima de questões partidárias e ideológicas.
“Quando a gente enxerga recursos organizados para as cidades, para a democracia, isso que é importante. Por isso que tem os partidos, por isso que tem a democracia, para a gente fazer um atendimento melhor para a população”, disse a deputada, que se comprometeu também a enviar mais recursos para a cidade, para a construção de uma creche e desenvolvimento de campanha de mamografia.



