Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nova Instituição de Longa Permanência para Idosos entra em funcionamento em Mogi

A unidade vai atender 11 pessoas com 60 anos ou mais em uma casa ampla e bem estruturada

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou, na tarde desta terça-feira (02), uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), um serviço de acolhimento para pessoas idosas que não têm condições de autossustento, nem possibilidade de convívio familiar e são dependentes de outros para a realização das atividades diárias. A unidade vai atender 11 pessoas com 60 anos ou mais em uma casa ampla e bem estruturada, no bairro do Socorro.

O prefeito Caio Cunha participou da inauguração e falou sobre a importância da entrega desse tipo de equipamento. “A cidade já vinha há um tempo com esse déficit de vagas em ILPIs e precisamos suprir. A Celeste, com muita responsabilidade, apresentou os dados e conseguimos ampliar o investimento da Secretaria de Assistência Social. Assim, podemos fazer essa entrega e ofertar mais dignidade e qualidade de vida para as pessoas idosas da nossa cidade”, destacou.

A nova ILPI vai abrigar, por exemplo, pessoas idosas que estavam em estado de abandono em hospitais da cidade, uma situação complexa que já havia sido identificada e estava sendo acompanhada pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, porém dependia da abertura de novas vagas neste modelo de acolhimento para que pudessem ter um encaminhamento.

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, falou sobre os esforços que foram empenhados na abertura da unidade. “Iniciamos o processo da seleção das organizações sociais no ano passado e superamos várias etapas até chegarmos enfim a esse dia. As ILPIs são equipamentos essenciais dentro da política da assistência social e agora estamos conseguindo suprir demanda reprimida”, pontuou.

A unidade será gerida em parceria com a organização da sociedade civil Cáritas Diocesana de Mogi das Cruzes, selecionada mediante chamamento público e conveniada com a Prefeitura para a execução do serviço de acolhimento. Uma vez selecionada, a organização fica responsável pela elaboração e execução de todo o plano de trabalho, bem como a disponibilização de um espaço adequado para o serviço. Antes da abertura, o local passou por uma série de fiscalizações, inclusive da Vigilância Sanitária.

As ILPIs são destinadas a pessoas idosas de ambos os sexos, com algum grau de dependência. São previstas para pessoas que não têm condições de se manter e permanecer com a família por situações diversas, como violência, negligência, situação de rua ou de abandono.

Esta é a primeira nova ILPI a entrar em operação, porém outras duas unidades serão inauguradas em breve. Uma delas será exatamente nos mesmos moldes, com 12 vagas. Já a outra deve oferecer 20 vagas e terá atendimento preferencial para pessoas idosas do sexo masculino e em situação de rua.

Com todas essas entregas, estará oficialmente sanada a demanda reprimida por vagas em ILPI na cidade. Vale lembrar que o acolhimento é uma medida excepcional, adotada quando todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares estão esgotadas. Assim, a Secretaria de Assistência Social também trabalha em caráter preventivo, para evitar o aumento na demanda por vagas em unidades com essas características.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade