No Dia Nacional do Socorrista, celebrado no dia 11 de julho, o enfermeiro do SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes, Cláudio Gonçalves, destacou a importância da data que reforça o papel fundamental dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento pré-hospitalar, devido ao empenho e ações constantes que garantem a qualidade do serviço. A unidade é administrada pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde).
O Samu Regional 192 atende Mogi das Cruzes, que corresponde a 80% dos atendimentos, Arujá, Biritiba Mirim, Santa Isabel, Guararema e Salesópolis. As chamadas são recebidas por um profissional que coleta os dados iniciais e encaminha ao médico regulador. Em poucos minutos, o médico já tem as informações técnicas e decide qual ambulância será enviada.
Diariamente, 12 equipes atuam em plantões de 12 horas, sendo 10 ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado, que ficam em Mogi, mas dão apoio aos demais municípios sempre que necessário.
Treinamentos e capacitações são constantes para garantir a excelência durante os procedimentos. “Nós precisamos estar sempre alinhados com os protocolos de urgência e emergência. Isso garante uma resposta rápida e segura para os pacientes”, explicou o enfermeiro.
Ele também ressalta que as emergências clínicas são as mais frequentes, como convulsões, paradas cardíacas, desmaios e crises diabéticas. Também são comuns traumas como quedas e acidentes, além de atendimentos obstétricos e psiquiátricos.
Frente ao esforço diário, Gonçalves reforça a importância da data como reconhecimento fundamental aos profissionais de emergência, que são o primeiro elo entre a ocorrência e o atendimento hospitalar.



