17/03/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Encontro ocorreu na sede da Acidi
As inscrições vão até o dia 1º de junho pelo site
Ao todo, 30 pontos principais devem ser atendidos
Evento que comemora aniversário de 76 anos ocorre nos dias 25 e 26 de março

Mutirão Poupatempo da Saúde em Poá reduz fila de exames femininos e segue com atendimentos até dia 14

Ação faz parte da programação especial definida pela prefeitura de Poá em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Mutirão tem cumprido seu papel de reduzir as filas de espera por exames ginecológicos I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Mutirão Poupatempo da Saúde iniciado no último sábado (08/03), data em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, tem cumprido seu papel de reduzir as filas de espera por exames ginecológicos. Centenas de mulheres já foram atendidas e realizaram exames preventivos, como ultrassom de mama, transvaginal e pélvico, além de mamografia e papanicolau. A ação segue até sexta-feira (14/03) com atendimentos no CEME (Centro Municipal de Especialidades) e na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nova Poá.

O prefeito Saulo Souza (PP) acompanhou os dois primeiros dias de mutirão e destacou sua importância para as mulheres que aguardavam há muito tempo na fila para a realização dos exames. “Essa foi a forma que encontramos para fazer uma justa homenagem para as poaenses. Essa é uma ação que salva vidas e que segue até sexta-feira para que todas as mulheres que aguardam consigam comparecer. Quando a mulher está bem, a família toda está bem e o nosso compromisso é garantir o seu bem-estar”.

Além dos atendimentos, o mutirão também contou com diversas atividades preparadas pela Secretaria da Mulher em parceria com o Fundo Social de Poá, entre elas sessões de massoterapia, auricoterapia, Bazar Solidário, confecção de tranças, maquiagem, esmaltação e assessoria jurídica. ‘Nós pensamos em uma programação especial preparada com muito carinho para comemorar o Dia Internacional da Mulher. É uma semana especial para as mulheres se cuidarem e trabalharem a prevenção”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza.

Exames

De acordo com secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, o mutirão segue até sexta-feira com o objetivo de cuidar da saúde feminina e diminuir a demanda de pacientes que estão há muito tempo aguardando na CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) para fazer o exame de ultrassom. “Essas mulheres já foram avisadas sobre o exame aqui no CEME e são aguardadas pelas nossas equipes. No caso da mamografia na UBS da Nova Poá, a agenda está aberta para a população, assim como o papanicolau”.

Ele lembrou ainda que o Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia a cada dois anos em mulheres entre os 50 e 69 anos. “Abaixo dos 40 anos, esse exame pode ser indicado para quem possui suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade”.

Palestra

Nesta quinta-feira (13/03), também como parte da programação para a Semana da Mulher, será realizada a partir das 9h30, na Câmara Municipal, uma palestra sobre equilíbrio humano com o médico Newton dos Reis Zanetta.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 12946