Nesta terça-feira (11), um motel localizado no bairro Una, em Itaquaquecetuba, foi alvo de uma operação da Polícia Civil em parceria com a EDP, companhia de energia elétrica da cidade. No local foi localizado um desvio de energia correspondente a mais de R$ 80 mil, segundo a empresa.
De acordo com a EDP, cerca de 90% da eletricidade consumida no estabelecimento não era paga. O caso está sendo tratado como furto de energia, crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.
A ação foi conduzida pelos investigadores da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
Além do processo criminal, o proprietário do estabelecimento irá arcar, conforme a regra da Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.