sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Moradores do Botujuru, em Mogi, elogiam a nova UBS do bairro

Caio Cunha ainda garante que há estudos avançados para ampliar horário de atendimento
Will Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Inaugurada no sábado (24) e em atendimento desde segunda (26), a UBS Botujuru – localizada no bairro de mesmo nome – já caiu nas graças dos moradores, os quais necessitavam de uma unidade de saúde com toda a estrutura, como tem essa nova, para atendê-los.

É importante destacar que o Botujuru é um bairro com mais de 30 mil habitantes (cuja população é maior do que a do município de Salesópolis, por exemplo) e o antigo equipamento de saúde que havia no bairro já não comportava mais a demanda de pacientes. Assim, o objetivo da Prefeitura de Mogi das Cruzes era, inicialmente, reformular a UBS; mas o prefeito Caio Cunha (PODE) resolveu desativar a antiga e implantar uma nova.

“É importantíssima para esse bairro. O equipamento que tinha aqui não atendia mais a demanda, a gente triplicou o tamanho”, disse Caio Cunha sobre a recém-inaugurada UBS Botujuru, cuja capacidade de atendimento foi ampliada.

Prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha

Com estrutura três vezes maior, a nova UBS possui recepção, quatro consultórios médicos, consultório odontológico, salas de vacinação e inalação, farmácia, área de esterilização, aplicação de medicamentos, curativos, coleta laboratorial, vestiários, banheiros, sala de treinamentos e copa. 

A reportagem conversou com algumas pessoas do Botujuru para saber suas opiniões acerca da nova UBS. Para Rita de Fátima dos Reis Caires, a obra, além de imponente, é fundamental para o bairro. “Aqui tem muita criança, muito idoso que precisa de atendimento. É grande, espaçosa, ficou muito boa. Já tem bastante movimento.”

Rita de Fátima dos Reis Caires

“Atende muitas pessoas aqui da região e só tem essa [UBS]; ficou bem melhor”, concluiu Bruna Romano da Silva.

Bruna Romano da Silva

A comerciante Maria Cecília comentou que é bom tem uma UBS com o porte da que foi construída, mas que seria melhor se o horário de atendimento fosse estendido, validando o que o próprio prefeito disse. Cunha garantiu que já há estudos avançados para que a UBS Botujuru fique aberta 12 horas por dia, em vez de oito. “Estender o horário ajuda bastante”, aprovou Maria Cecília.

‘Quanto mais oportunidade tiver para ampliar atendimento, sempre é melhor’

O prefeito Caio Cunha (PODE) afirmou, durante a inauguração da UBS Botujuru, que não é uma questão simples aumentar o horário de atendimento para 24 horas. Porque não depende somente da Prefeitura de Mogi, mas, sim, de um aval do Ministério da Saúde. No entanto, é provável que, em breve, a nova unidade esteja funcionando 12 horas por dia.

“Hoje, a UBS funciona das 8h às 17h, e a gente entende que o bairro precisa aumentar o horário de atendimento. Estamos estudando a possibilidade de aumentar, a curto prazo, para 12 horas. Para acontecer o fato de ter 24 horas, que é o que todo mundo quer, inclusive eu, depende da questão financeira e, principalmente, da autorização e do encaminhamento do Ministério da Saúde, senão a gente não consegue fazer isso. Não é só o desejo de fazer, tem toda uma questão financeira e administrativa, principalmente em uma esfera superior”, explicou.

A construção da UBS Botujuru foi concluída após 18 meses de construção e atende a população daquela região de segunda a sexta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a nova unidade do Botujuru conta com mais de 500 m² de construção e passa a contar com mais de mil m² de área total, incluindo a área da antiga unidade mais um terreno municipal localizado ao lado.

“É uma entrega importante para o Botujuru, um bairro que cresceu muito nos últimos anos, e a gente tem uma pequena participação na construção do diálogo com os deputados que enviaram as emendas (autorização que libera o dinheiro para a construção de obras) para que pudéssemos construir essa unidade que vai atender melhor, com mais qualidade a população do Botujuru, do jeito que ela merece”, comentou o vereador José Luiz Furtado (PL), o Zé Luiz.

William Harada, secretário municipal de Saúde, disse que “o prefeito tem implantado equipamentos que são modelos de gestão”. “Que a população seja atendida em local digno, com espaço adequado e profissionais que proporcionem acolhimento, assim como em alguns lugares particulares e até melhor que em lugares onde a pessoa tenha plano de saúde.” 

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -