Obra era reivindicação antiga; após realizada, acabou com a lata d’água na cabeça
Por Aristides Barros / Foto: Bruno Arib
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Semae, avançou com as obras de ampliação de rede de água no bairro Chácaras Guanabara, com a autarquia já tendo finalizado os trabalhos na Rua Rio Grande do Sul.
Os moradores do bairro se mostram contentes com a ação da https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal mogiana, como foi percebido na fala da pedreira Selma Rosa Narciso, 51 anos, e que mora na localidade há 30 anos. Ela agradeceu pela obra, que termina a cena vista em sertões do nordeste.
“Antes a gente pegava água com balde e saia com o peso na cabeça. Ligava muito pra prefeitura e ninguém vinha, só agora apareceram e fizeram o serviço. As pessoas estão contentes com isso porque acabou com uma reivindicação antiga”, disse.
A dona de casa Genivalda da Silva, 53, que mora no bairro há 25 anos, fala sobre o lado duro da história da água ao revelar que muitas pessoas que estavam esperando ter água na torneira de casa já morreram. “Foi tanta gente que dá tristeza ter o benefício e não ter mais elas aqui”, falou. “Cheguei a quebrar seis carrinhos de mão pegando água. Está muito bom agora, mas a gente precisa da rede de esgoto”, pediu.
O pedreiro José Barbosa, 50, morador nas Chácaras Guanabara há 26 anos, disse que foi a conquista de uma vitória. “Foi uma luta brigada por muitos anos. Está quase 100%, e pra chegar a isso precisamos da rede de esgoto”.
A ampliação de rede nas Chácaras Guanabara é uma continuidade dos investimentos para melhorias na distribuição de água no bairro. Quando todo o trabalho for concluído na localidade, a Chácaras Guanabara terá em torno de dois quilômetros de rede de água.