A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou na manhã de sexta-feira (28) o aplicativo Emergência Escolar. A novidade faz parte do plano de medidas que visa aumentar a segurança nas escolas e creches municipais.
Segundo o secretário de Segurança, Toriel Sardinha, o aplicativo foi pensado após os acontecimentos dos últimos dias, envolvendo supostas tentativas de ataques nas escolas de todo o país, inclusive em unidades do município.
“Aproximadamente há 15 dias, quando aconteceram aqueles casos de violência nas escolas, foi um pânico geral para a população, e junto com o prefeito Caio Cunha [PODE], nós tivemos a preocupação de criar medidas efetivas que fossem práticas e aplicadas de forma eficiente. Com esse propósito, nós reforçamos a ronda escolar e decidimos lançar esse aplicativo que irá facilitar o atendimento das ocorrências em escolas, dando prioridade a estes casos”, explicou o secretário.
Além do aumento da ronda escolar e o patrulhamento das viaturas nas ruas em torno das unidades, outra medida tomada foram os totens de segurança que entraram em funcionamento no último mês, instalados em 30 escolas municipais da cidade. Até o momento, 20 desses equipamentos estão funcionando e os outros 10 iniciarão até a segunda semana de maio.
O aplicativo inicialmente será utilizado pelos diretores das escolas, que nas próximas semanas passarão por um treinamento para que compreendam o protocolo a ser seguido.
“A entrega do aplicativo é significativa para a segurança da cidade e já estava no planejamento da cidade. Todos estes investimentos não são reativos, mas pensados. A prefeitura está investindo em tecnologia, inovação e segurança para que sirva de suporte para as forças de segurança do município e do Estado”, destacou o prefeito Caio Cunha (PODE).