sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Mogi e Guararema recebem 6ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado

Identidade Cultural: Cidades celebram herança cultural com arte, sabores e memórias traçadas pelos antigos trilhos do trem
Lucas Lissa

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

De 1 a 3 de agosto, a Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo promove eventos gratuitos em 40 cidades. Mogi das Cruzes e Guararema estão entre os municípios que integram a programação e destacam o papel da ferrovia na formação urbana e identidade cultural.

Na edição de 2025, a Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, em sua 6ª edição, promove saída com urban sketchers – desenhistas de paisagens urbanas – em Mogi das Cruzes, em que artistas realizarão registros in loco da paisagem ferroviária. Também haverá feiras gastronômicas, com cardápios inspirados nas influências e produtos regionais conectados às antigas rotas de trem.

“Durante quase um século, a malha ferroviária não apenas impulsionou a economia paulista, mas redesenhou o território, estruturou cidades e moldou hábitos sociais”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

A Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo destaca a importância da malha ferroviária no desenvolvimento das cidades paulistas. A iniciativa é realizada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

“Ao destacar esse legado na Jornada do Patrimônio, reconhecemos a ferrovia como um elemento essencial na nossa memória coletiva e como um agente transformador que deixou marcas profundas na paisagem urbana, na arquitetura e na dinâmica cultural do Estado de São Paulo”, afirma Marton.

A programação gratuita completa dos 40 municípios participantes pode ser acessada pelo link: https: amigosdaarte.org.br/jornadadopatrimonio/2025.

Guararema

Em 2024, Guararema participou da Jornada com o mesmo tema, e neste ano receberam o convite novamente, por meio da Apaa (Associação Paulista Amigos da Arte). De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de Guararema, ao aceitarem o convite, foi realizada a primeira reunião de alinhamento de forma virtual em 19 de maio, onde escolheram então as atrações para a Jornada, que serão realizadas neste final de semana, nos equipamentos do nosso Patrimônio Histórico Ferroviário, incluindo as duas estações de trem e o Núcleo Turístico Ferroviário de Luís Carlos.

“Dia dois de agosto – Visita guiada com História do complexo ferroviário com profissionais integrantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com receptivo dos participantes do city tour, programa de turismo pedagógico destinado aos moradores da cidade. E dia três de agosto – Apresentação circense: Precisa-se de Mágico! Com Cia Carolipa e Bartô”, informou a Secretaria de Cultura.

Guararema, desde 2015, quando foi entregue ao Patrimônio revitalizado, tem promovido um enriquecimento do turismo sob trilhos, por meio da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que hoje opera os passeios do trem de Guararema. O turismo ferroviário, tão importante para o turismo do estado e das cidades envolvidas, fomenta o resgate histórico desses lugares, que um dia promoveram o desenvolvimento econômico por meio de locomotivas que ajudavam no escoamento dos produtores locais.

A história da Estação Ferroviária Central

A história da Estação Ferroviária Central confunde-se com a própria história da cidade, uma vez que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970. A Estação Guararema foi inaugurada, e 2 de julho de 1876, pela então Estrada de Ferro do Norte, a qual foi incorporada já falida pela Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1896. A Estação Central de Guararema antiga foi demolida e uma nova, a atual, construída em 1927. A Estação de Luís Carlos foi toda restaurada, devolvendo-lhes as características arquitetônicas datadas de sua construção, em 1914, uma vez que sem o restauro parte da história de Guararema também se perderia na memória.

A Estação Luís Carlos, construída em 1914, influenciou a formação da vila ferroviária do seu entorno da década de 1920, e a Igreja de São Lourenço, construída em 1906, graças às doações de famílias tradicionais da região, estão ligados à produção agrícola da região. O Dr. Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, chefe do 2º distrito ferroviário da Central do Brasil foi quem, à época, autorizou a construção da Estação de Trem em Luís Carlos, pois os imigrantes que povoavam a região necessitavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo. O bairro se desenvolveu a partir daí.

O conjunto revitalizado integra a via férrea que corta o Município, o pontilhão e as Estações Guararema e de Luís Carlos, além da história Casa do Chefe da Estação de Luís Carlos. As duas estações são utilizadas como museu ferroviário e a via férrea/pontilhão utilizados para passeio de trem turístico cultural entre o Centro e a Vila Turística de Luís Carlos, operado pela ABPF. A Casa do Chefe da Estação possui Autorização de Uso para a Associação do bairro de Luís Carlos para a produção e comércio do artesanato local. A Maria-Fumaça com início da operação em 2015, foi enviada para restauro, e hoje o passeio de trem é realizado por máquina à diesel.

População e legado

O Conjunto Ferroviário da cidade está totalmente integrado à memória e à identidade do município, sendo comum que cada um tenha uma história afetiva para com ele. Estes espaços fazem parte dos principais atrativos turísticos do município, onde a Prefeitura promove eventos turísticos e culturais de forma gratuita. As duas Estações foram instituídas oficialmente por Lei Municipal, e ficam abertas à visitação ao longo do ano. Por meio de city tour, os moradores podem aprender um pouco mais da história destes locais, com passeios guiados, inclusive podem fazer o passeio de trem de forma gratuita saindo da Estação Guararema até o Núcleo Turístico de Luís Carlos.

DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO – De acordo com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a data da Jornada deste ano foi pensada para não coincidir com o Dia Nacional do Patrimônio, celebrado em 17 de agosto, justamente para não conflitar com programações municipais e incentivar as cidades a promoverem suas próprias ações para se integrarem à iniciativa estadual. O Dia Nacional do Patrimônio tem como objetivo conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais, bem como fortalecimento da identidade nacional.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -