sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Mogi busca financiamento de 50 milhões de dólares para obras em César

Secretário de Urbanismo esteve na Câmara para defender o novo financiamento
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A sessão ordinária desta quarta-feira (26) foi suspensa para que os vereadores de Mogi das Cruzes pudessem receber o secretário municipal de Urbanismo, Cláudio Faria, que deu explicações sobre o Projeto de Lei 71/2023. A proposta, de autoria da prefeitura, autoriza o poder Executivo a fazer um financiamento de 50 milhões de dólares junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) para realizar obras de mobilidade e desenvolvimento rural e turístico, bem como ações socioambientais e de saneamento básico previstas no programa Viva Mogi. Com a implantação do Programa, que já está em execução, a região de César de Souza será beneficiada com novas obras de infraestrutura.

Durante sua explanação o secretário apresentou um histórico de investimentos na cidade dos últimos vinte anos e falou sobre a importância dos investimentos para a modernização do município. Faria ainda pontuou que a prefeitura tem observado a reestruturação dos Ministérios do Governo Federal e as oportunidades para novos investimentos na cidade.

De acordo com o secretário, existem grandes desafios na região leste da cidade e esse financiamento vai levar muitas melhorias como o desenvolvimento econômico e ambiental da região de César de Souza, com a construção de novos parques e sistemas viários. A proposta da prefeitura já foi aprovada pelo Ministério da Economia e, para avançar para as próximas etapas até a concretização do contrato de financiamento precisará da aprovação da Câmara Municipal.

“Com a implantação desses novos sistemas viários podemos implantar um terminal de ônibus na região, já pensando na chegada do trem até César de Souza”, pontuou o secretário.

O secretário municipal de Governo, Maurício Juvenal, também esteve presente na sessão. Juvenal enalteceu a organização financeira e política de Mogi das Cruzes, sobretudo o baixo nível de endividamento da cidade. “São poucos os municípios que têm condições e capacidade de captar um recurso dessa grandeza”, ressaltou.

Estão previstos no projeto, dentre outras melhorias:

  • Dois corredores viários ambientais
  • Um terminal de ônibus em César de Souza
  • Iluminação inteligente na região leste da cidade
  • Uma rota cicloviária sudeste
  • Construção do Parque Brejinho

Repercussão na Câmara

O vereador Mauro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, perguntou sobre a previsão do início da obra. Cláudio Faria informou que a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração espera iniciar em 2025.

José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, elogiou o Projeto e parabenizou os servidores de carreira da prefeitura que possibilitam investimentos ao município.

O vereador Zé Luiz durante a sessão – Foto: Divulgação CMMC

“Gostaria de parabenizar o secretário Cláudio Rodrigues e falar sobre a importância de a prefeitura ter bons quadros técnicos, que desenvolvem bons projetos para a nossa cidade. E por conta disso, conquistamos muitos investimentos nos últimos vinte anos”, pontuou o vereador.

Já Iduigues Martins (PT) ponderou sobre a necessidade de analisar o projeto com calma.

“Temos que analisar com calma, pois é um projeto que trata de um empréstimo vultoso. Precisamos refletir com muita tranquilidade. No telão é bonito, mas temos que ver de fato qual é o reflexo técnico e financeiro para a nossa cidade.”

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -