Na manhã desta terça-feira (6), a Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou a nova Central de Monitoramento de Segurança e Mobilidade Urbana da cidade. O novo sistema e suas funções tiveram início hoje.
A nova Central de Monitoramento busca levar mais segurança para os munícipes da cidade, através de câmeras de segurança instaladas em 60 pontos estratégicos que irão atuar em conjunto com os radares.
O novo sistema possui uma tecnologia que, através das imagens, é possível monitorar o transporte público e detectar acidentes, situações de perigo e veículos irregulares.

Segundo o secretário de Segurança, Toriel Sardinha, este é um novo começo para o Sistema Detecta, que é um programa do Governo do Estado que detecta as placas de veículos irregulares através das imagens, em parceria com a nova Central de Mogi das Cruzes.
O prefeito Caio Cunha (PODE) relembrou do período em que a cidade ficou sem o sistema de fiscalização eletrônica e explicou que o novo contrato contempla também o novo projeto anunciado hoje.
“O radar hoje não serve só para fazer autuações de excesso de velocidade, mas também conta com o sistema de monitoramento, tanto com as câmeras como também pelo OCR”, explicou o prefeito.
OCR – A OCR é um sistema de monitoramento que permite fazer a leitura das placas de veículos e possui um banco de dados de todo o Estado de São Paulo, que consegue identificar se o veículo é roubado ou está em débito.
De acordo com Caio Cunha, os ônibus das empresas CS Brasil e Princesa do Norte possuem GPS, que permite a monitoração dos veículos em tempo real, para se houver algum tipo de atraso ou ônibus quebrado. Essa é a primeira grande entrega em relação a mobilidade e a segurança.
A Central está localizada na sede da Prefeitura, no andar da Pasta de Mobilidade Urbana. A sala conta com oito painéis que transmitem imagens das principais Avenidas com câmeras de última geração, que possuem a ferramenta zoom, podendo chegar até 3 km.
Na sala, guardas municipais e integrantes da mobilidade urbana e de segurança que irão monitorar as câmeras e através da parceria com a Polícia Civil e Militar, as informações obtidas pelas câmeras serão transmitidas para os agentes.