Dentre as muitas coisas das quais a população de Itaquaquecetuba tem para se orgulhar, está, hoje em dia, uma das referências no país no tema do transporte público: o hoje mestre pela “Universidad de Chile”, Lucas Landin, que desenvolveu uma pesquisa sobre o “Tarifa Zero” na cidade de Vargem Grande Paulista e meios para que políticas similares sejam implementadas em outras cidades, como a própria Itaquá.
À GAZETA, o jovem de 27 anos falou sobre a perspectiva, para ele inevitável no futuro, de ser ofertado transporte público gratuito. De acordo com ele, o modelo atual está colapsando, com aumento de custos, diminuição de usuários e sucessivos aumentos de tarifa, o que alimenta um ciclo vicioso.
Em resposta a isso, o município de Vargem Grande Paulista encontrou a solução envolvendo o empresariado local, propondo a criação de uma taxa de cerca de R$ 39 reais mensais por funcionário em substituição ao Vale-Transporte.
O modelo se provou vantajoso para todos os envolvidos: para concessionárias de transporte, menor custo; para as empresas, menores encargos trabalhistas; para a população, transporte gratuito e aumento do poder de compra; e para a prefeitura, aumento de capital político, maior circulação de pessoas na cidade e fomento ao comércio local.
Sobre o Alto Tietê, Lucas cita o fato de o tema já estar sendo debatido em Guararema, mas que “estamos ficando para trás” nas outras cidades. Para ele, o formato ideal para a região é que seja feito de forma conjunta, via consórcio, para garantir integração regional.


