Está chegando o dia da inauguração da nova unidade de saúde infantil, o Vagalume, em Mogi das Cruzes. O evento acontece neste sábado (4), às 10h, e iniciará os atendimentos nesta segunda-feira (06), a partir das 7h. O novo equipamento promete melhorar o atendimento das crianças na cidade.
A unidade substituirá o Pró-Criança, e poderá realizar até 11 mil atendimentos por mês, enquanto na antiga unidade, esse número era de 6.500. Com ambientes muito mais acolhedores à infância, a unidade de saúde infantil terá o dobro da capacidade de atendimento, com o triplo de leitos de emergência e de lugares na sala de espera, além de 50% a mais de consultórios e pontos de inalação.
Além de dois diferenciais: farmácia para atender quem passar por consulta na unidade e um espaço para acolhimento a crianças TEA.
Em entrevista exclusiva à Gazeta, a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, contou em primeira mão como estão os preparativos para o início do funcionamento na próxima segunda. “Após a inauguração, o prédio irá passar por uma higienização para receber os pacientes de forma segura.”
A secretária ainda compartilhou com os internautas as novidades que irão compor o novo equipamento de saúde infantil:
“Além de aumentar a capacidade da sala de espera, a unidade terá 6 salas de atendimento, 3 leitos para atendimentos de emergência e 10 leitos de observação, sendo um para doenças infectocontagiosas. Outra novidade é a sala de espera para crianças com Transtorno do Espectro Autista, que terá uma luz baixa e com menos barulho e muitas outras novidades.”
A mamãe de primeira viagem, Camili Corrêa, relatou à reportagem os desafios que tem enfrentado com o atendimento para sua bebê.
“Aqui no Hospital de Brás Cubas, está muito sobrecarregado. Eu precisei de atendimento para minha filha e havia 18 pacientes na frente para serem atendidos. Eu acredito que com a nova unidade o atendimento vai melhorar, pelo aumento do espaço e das salas de médicos. Eu vi também que o Vagalume tem um bom diferencial e vai ajudar muito a população.”
A outra mamãe, Auri Diamont, também contou sua experiência e expectativa para o novo equipamento.
“Eu estive no Hospital de Brás Cubas no Pronto Atendimento Infantil semana passada, e estava muito cheio. Então nós precisamos de uma nova unidade para dar conta, e acredito que o Vagalume irá melhorar isso.”













