O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi até São Bernardo do Campo, no ABC paulista, nesta terça-feira (16) para marcar primeiro comício de campanha à presidência da República junto a trabalhadores da indústria metalúrgica.
O ato realizado na porta da fábrica da Volkswagen contou, ainda, com a presença do candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, e do ex-governador Márcio França (PSB), candidato ao Senado junto à campanha petista. Candidato a vice-presidente na chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) não compareceu ao comício.
Lula escolheu a porta fabril devido sua ligação com o movimento metalurgico que liderou nos 70, responsável pelas greves por direitos e revisões salariais. Em seu discurso, o presidente fez críticas ao governo Bolsonaro e à situação economica do país, agravada pelas altas taxas de inflação. Ainda em cima do palanque, relembrou a alta taxa de aprovação que recebeu ao fim do seu governo.
“Vocês fizeram com que eu deixasse meu mandato de presidente com 87% de bom e ótimo, com 10% de regular e apenas 3% de ruim e péssimo, que deve ter sido no comite dos meus adversário”, discurssou para os metalurgicos.
O ex-presidente se refere a pesquisa realizada pelo antigo instituto Ibope em dezembro de 2010, encomendada pela Confederação Nacional da Insústria (CNI), que indicava aprovação recorde no último mês de mandato de Lula.
Corrida eleitoral
Conforme a GAZETA já publicou, hoje começa a campanha eleitoral para os cinco cargos que estarão em disputa nas eleições de outubro. A partir de agora, candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente já podem pedir votos e realizar atos de campanha por todo o país. Assim como o ex-presidente Lula, apontado como favorito nas pesquisas de intenção de voto, os principais adversários postulantes ao principal cargo do Brasil iniciam hoje suas campanhas. Exceção a Bolsonaro, São Paulo foi o estado escolhido.
O segundo colocado nas principais pesquisas eleitorais, o presidente Jair Bolsonaro (PL), escolheu como pontapé incicial de sua campanha, um encontro com lideranças evangélicas na cidade Juiz de Fora, em Minas Gerais. Foi lá que, em 2018, durante campanha para sua primeira candidatura à presidencia da República, o então deputado federal sofreu um atentado desferido por Adélio Bispo dos Santos.
O terceiro colocado nas pesquisas, Ciro Gomes (PDT), escolheu a zona leste da cidade de São Paulo. O presidenciável realizou caminhada em Guaianazes pela manhã. Simone Tebet (MDB), quarta colocada nos levantamentos reuniu-se pela manhã com representantes do setor de cultura em São Paulo.
Ao final do dia, os quatro primeiros colocados vão a Brasília para participar da posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes, às 19 horas.


