Na manhã da última terça-feira (19), a Prefeitura de Itaquaquecetuba deu início a uma nova fase na política ambiental que tem sido implementada na cidade desde 2021, com a posse de Eduardo Boigues (PL). Com a inauguração da Cooperativa Itaquá Recicla, localizada na Rua Sorocaba, no Jardim Monte Belo, inicia-se também a coleta seletiva, feita com um caminhão da Peralta Ambiental, empresa que presta serviço de limpeza na cidade.
A iniciativa faz parte das contrapartidas previstas no contrato de PPP (Parceria Público-Privada) firmado entre a empresa e a municipalidade. Além da coleta seletiva, o mesmo contrato resultou na construção de 20 ecopontos no município, com a previsão de ainda serem inaugurados mais dois.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Yasmin Zampieri, trata-se de um momento histórico para a questão ambiental na cidade, que até 2021 não tinha nenhum ecoponto, e do ponto de vista de inovação no modelo de trabalho, como uma cooperativa. “É histórico, Itaquá nunca teve coleta seletiva, nunca teve uma cooperativa, e agora a gente está iniciando aqui”, disse.
O prefeito explicou que, após a coleta dos materiais (plástico, papel, papelão, metal, vidro e eletroeletrônicos), eles retornarão à indústria e, desta forma, ajudarão a financiar o projeto: “Vindo para cá, a gente faz a reciclagem do material, prepara tudo, devolve para a indústria para gerar matéria-prima e aí seguir seu caminho normal novamente. Com a entrega na indústria, a gente faz a arrecadação de recursos para que a gente possa manter essa cooperativa ativa.”
A prefeitura disponibiliza em suas redes o cronograma dos bairros onde o caminhão fará a coleta seletiva. Num segundo momento, a prefeitura fará a formalização dos catadores já cadastrados pelo Fundo Social de Solidariedade.