Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Itaquá dá ‘próximo passo’ na política ambiental com Cooperativa de Reciclagem

Com ‘Itaquá Recicla’, cidade passa a investir em coleta seletiva, feita por caminhão da Peralta e, futuramente, catadores cadastrados
Caminhão disponibilizado pela Peralta, empresa de limpeza do município, já está em circulação
Caminhão disponibilizado pela Peralta, empresa de limpeza do município, já está em circulação - Foto: Cecília Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na manhã da última terça-feira (19), a Prefeitura de Itaquaquecetuba deu início a uma nova fase na política ambiental que tem sido implementada na cidade desde 2021, com a posse de Eduardo Boigues (PL). Com a inauguração da Cooperativa Itaquá Recicla, localizada na Rua Sorocaba, no Jardim Monte Belo, inicia-se também a coleta seletiva, feita com um caminhão da Peralta Ambiental, empresa que presta serviço de limpeza na cidade.

A iniciativa faz parte das contrapartidas previstas no contrato de PPP (Parceria Público-Privada) firmado entre a empresa e a municipalidade. Além da coleta seletiva, o mesmo contrato resultou na construção de 20 ecopontos no município, com a previsão de ainda serem inaugurados mais dois.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Yasmin Zampieri, trata-se de um momento histórico para a questão ambiental na cidade, que até 2021 não tinha nenhum ecoponto, e do ponto de vista de inovação no modelo de trabalho, como uma cooperativa. “É histórico, Itaquá nunca teve coleta seletiva, nunca teve uma cooperativa, e agora a gente está iniciando aqui”, disse.

O prefeito explicou que, após a coleta dos materiais (plástico, papel, papelão, metal, vidro e eletroeletrônicos), eles retornarão à indústria e, desta forma, ajudarão a financiar o projeto: “Vindo para cá, a gente faz a reciclagem do material, prepara tudo, devolve para a indústria para gerar matéria-prima e aí seguir seu caminho normal novamente. Com a entrega na indústria, a gente faz a arrecadação de recursos para que a gente possa manter essa cooperativa ativa.”

A prefeitura disponibiliza em suas redes o cronograma dos bairros onde o caminhão fará a coleta seletiva. Num segundo momento, a prefeitura fará a formalização dos catadores já cadastrados pelo Fundo Social de Solidariedade.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *