A EM Profª Teresa Martins Pinhal, na Vila Jundiaí, recebeu nesta terça-feira (07) o primeiro dos 30 totens de segurança que serão instalados em escolas municipais pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Segurança. Os equipamentos fazem parte do investimento da Administração Municipal na modernização da segurança nas unidades escolares municipais, o que também beneficia a comunidade.
Nesta primeira etapa serão instalados 10 equipamentos nas unidades escolares. A implantação do restante será feita até o início de março.
“Começamos a instalação dos totens na cidade e agora chegamos às escolas, iniciando um processo de modernização importante da segurança de nossas unidades de ensino, o que traz tranquilidade para os profissionais, alunos e também a comunidade. A segurança da população é uma prioridade e estamos investindo em tecnologia voltada à inteligência”, disse o prefeito Caio Cunha.
As unidades que receberão os totens foram definidas a partir de uma pesquisa realizada junto às escolas sobre a quantidade de ocorrências.
“Pensamos, junto à Secretaria de Segurança, de forma estratégica a partir de um levantamento das situações ocorridas nos bairros. Além dos totens, estamos investindo na modernização dos equipamentos de segurança das nossas unidades escolares”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos.
Os 30 totens irão atender diferentes bairros da cidade. O investimento anual será de R$ 4.696.800,00. Para o diretor da escola, Arnaldo Rodrigues da Silva Junior, o totem é uma conquista importante.
A iniciativa faz parte de uma nova frente de trabalho do programa Renova Escola da Secretaria de Educação voltada para a modernização da segurança das unidades escolares. O trabalho foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança. O Renova, desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Operação, realiza uma gestão mais eficiente da infraestrutura dos prédios escolares por meio de pequenas intervenções e a revitalização de unidades escolares, otimizando os prazos de execução e custos.
Os totens facilitam o contato com a Guarda Municipal, que poderá ser feito em caso de urgências e emergências, por meio de um interfone conectado diretamente com a Ciemp, a Central Integrada de Emergência Públicas. O monitoramento em tempo real é feito a partir de uma câmera com alcance de 360º. O equipamento também conta com câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos de áreas próximas. As imagens serão interligadas a uma central de controle operacional, que terá gestão conjunta das secretarias de Educação e Segurança.