Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Indústrias do Alto Tietê fomentam a geração de empregos na região

Na comemoração da data, Ciesp destaca o protagonismo da indústria no Alto Tietê

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

No dia 25 de maio foi comemorado o Dia da Indústria em todo o Brasil. A data foi criada para celebrar a indústria brasileira, que é um setor de extrema importância para o país. No Alto Tietê, o mês de maio foi escolhido para fomentar o assunto e debater sobre o tema “Macrotendências Mundiais até 2040” que impactará diretamente este setor.

O presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, realizou no último dia 11, em Mogi das Cruzes, uma palestra sobre o tema e, na ocasião, explicou sobre as novas tendências para o futuro e que irão impactar diretamente nas indústrias.

“As macrotendências mundiais são disruptivas e impactam na saúde, na educação, no comportamento de consumo, na urbanização e tantos outros, e são fenômenos que têm mudado de forma exponencial muito rapidamente e as pessoas muitas vezes não se adaptam ou não percebem essas transformações, e na palestra falamos disso”, explicou o presidente do Ciesp.

GERAÇÃO DE EMPREGO – Segundo um levantamento feito pelo Ciesp, o Alto Tietê é um dos principais polos industriais do Estado, com mais de duas mil indústrias de transformação nos oito municípios de abrangência, sendo eles: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. O setor é responsável por gerar mais de 70 mil empregos 25% dos postos de trabalho com carteira assinada da região. Só em Mogi das Cruzes, no mês de março, foram contratados mais de 18 mil trabalhadores em diversas indústrias do município.

A região possui um perfil diversificado de indústrias, incluindo o setor automobilístico, siderúrgico, químico, papel e celulose, e outros tantos que ajudam a fomentar a geração de empregos. Apenas no primeiro trimestre de 2023, a região já gerou um saldo positivo de 775 novas vagas. Essas características fazem da região um dos principais polos industriais do Estado.

CIDADE INDUSTRIAL – De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi, a cidade possui, atualmente, 3.034 indústrias (incluindo as de transformação), e uma das formas de continuar atraindo mais fábricas para o município seria a construção do acesso entre a rodovia Ayrton Senna e o distrito do Taboão, que é um dos polos industriais da cidade. O diretor regional do CIESP Alto Tietê, José Francisco Caseiro, aposta na ideia, que apesar de ser relevante para o município, ainda não há previsão para acontecer.

“O acesso entre a rodovia Ayrton Senna e o distrito do Taboão será uma importante ferramenta para o desenvolvimento industrial tanto de Mogi quanto do Alto Tietê. Além dos atrativos existentes no local, como a localização privilegiada, a área é endereço da maior Zona de Uso Predominantemente Industrial da Região Metropolitana, o que é um atrativo para a vinda de novas empresas e a ampliação das que já estão instaladas”, disse Caseiro.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade