Guararema e Salesópolis superaram as expectativas estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação) ao atingir a meta de 2021 nos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental. Os resultados de 2023 foram divulgados na quarta (14), pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O Ideb é um índice que reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
No Alto Tietê, Guararema obteve a maior nota, com um aumento de 0,8 pontos comparado à nota de 2021. A meta neste ano não foi atualizada, então, a reportagem da GAZETA se baseou nos índices vigentes há dois anos.
Já Salesópolis teve o maior aumento percentual: de 5,7 pontos em 2021, a Estância Turística alcançou 6,7 em 2023 e atingiu a meta estabelecida.
Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), segundo o levantamento, nenhuma cidade do Alto Tietê alcançou a meta de 2021 do Ideb.
Já no ensino médio (1ª a 3ª), as cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá conseguiram superar os números de 2021.