Uma nova onda de golpes digitais, conhecida como ‘Golpe do Quiz’, vem utilizando Inteligência Artificial para roubar dinheiro e dados pessoais, explorando a popularidade de promoções e brindes nas redes sociais. Com promessas irresistíveis, os golpistas induzem usuários a participar e no final pagar ‘apenas’ pelo frete do envio do produto.
A GAZETA recebeu uma denúncia anônima de uma pessoa que caiu neste golpe. O Roberto, nome fictício dado a nossa fonte, é torcedor fanático do Corinthians. Ao navegar na internet, se deparou com um vídeo do jogador Yuri Alberto anunciando a grande promoção. “Bastava apenas registrar um cadastro, responder a algumas perguntas, efetuar o pagamento do frete e pronto, eu já iria receber em dois dias úteis a camisa do Timão autografada”, explicou Roberto.
Nesses momentos, a emoção fala mais alto, e a proposta parece uma oportunidade imperdível. No entanto, dois dias após a realização do pagamento, o produto não chegou, e Roberto percebeu que foi vítima de um golpe. Situações como essas são cada vez mais frequentes, especialmente com o avanço da Inteligência Artificial, que engana tanto usuários inexperientes quanto profissionais que lidam diariamente com a internet, como no caso de Roberto.
Leandro Alencar, Engenheiro de Vendas da Orca Security, explica que, se por algum motivo você não se atentou e caiu nesse golpe, é importante documentar, guardar capturas de tela, e-mails, mensagens e quaisquer informações relacionadas ao golpe. “Notifique bancos ou plataformas financeiras rapidamente para tentar bloquear transações. Evite confrontar diretamente o golpista: isso pode complicar a investigação.”
Para se proteger e identificar possíveis golpes, é necessário ainda seguir um passo a passo importante.
“Você precisa sempre se atentar a algumas características, como perfis falsos, que normalmente utilizam fotos genéricas ou de celebridades, porém sem pedir permissão. Nomes e informações incomuns, falta de informações pessoais no perfil, e-mail genéricos, exemplo: joao123@aaa.com, data da criação do perfil, perfis muito recentes tendem a ser utilizados em golpes, mensagens inconsistentes e solicitações financeiras suspeitas. É importante que quando você desconfie de um perfil, você não interaja, denuncie e bloqueie o mesmo”, recomenda Leandro.
A Polícia Civil, Procon, SagerNet, Ministério Público (neste caso, apenas em golpes de larga escala e que envolva várias vítimas), os próprios bancos e instituições financeiras (notificar imediatamente o seu banco) e consumidor.gov.br, estão à disposição para atender os consumidores em caso de golpes.
Como manter a sua segurança digital:
- Educação e conscientização: Mantenha-se informado sobre golpes e desconfie de ofertas muito boas
- Verificação de fontes: Verifique a autenticidade das informações e tenha cuidado com links desconhecidos
- Senhas fortes: Use senhas complexas e diferentes para cada conta e ative a autenticação em duas etapas
- Proteção de dispositivos: Utilize antivírus e mantenha seus dispositivos atualizados
- Privacidade nas redes sociais: Ajuste as configurações de privacidade e evite compartilhar informações sensíveis
- Monitoramento de atividades: Configure alertas de segurança e revise suas contas regularmente
- Desconfie de mensagens e e-mails: Esteja atento a tentativas de phishing e verifique a identidade do remetente


