sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Gestão Boigues enfrenta demanda por pré-escolas em Itaquaquecetuba

Ao inaugurar nova unidade escolar no Piratininga. prefeito diz que há muito por vir
Guilherme Alferes

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na tarde de quinta-feira (7), a Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou oficialmente a EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) “Prof. Sérgio Luiz da Silva”, no Parque Piratininga, que tem capacidade para atender 150 crianças de 4 e 5 anos. Esta é a 21ª unidade educacional entregue pela gestão Eduardo Boigues (PP) desde 2021, mas deve significar um novo capítulo na educação da cidade, segundo o próprio prefeito.

De acordo com ele, a maior demanda da Secretaria de Educação hoje é por pré-escolas, como a inaugurada, e que, após despender maior atenção a creches, se voltará ao tema. “Como a gente implantou muitas creches, a criança sai da creche e as vezes falta vaga de pré-escola para ela depois seguir para o ensino fundamental”, explicou.

Sobre os motivos para isso acontecer, ele acrescentou: “Isso é fruto de muitas gestões que, anos e anos atrás, mais de uma década antes de a gente entrar, não implantaram nenhuma escola, e isso pesa hoje. É uma herança que a gente recebeu.”

Principal “herdeira” neste caso, e responsável por resolver o problema, a titular da Pasta, Maria Cristina Perpétuo, ressaltou que esse trabalho não será feito em detrimento do outro. “Continuamos com as duas [demandas]”, disse em tom bem-humorado, e completou: “Continuaremos aumentando o número de creches e também o de pré-escolas.”

Ela adiantou que, para aumentar a oferta de vagas na região do Parque Piratininga, que continua alta, os planos são de ampliar a unidade recém-inaugurada, mas ainda não há confirmação. A “Prof. Sérgio Luiz da Silva” já possui três salas de aula, sala multiuso, espaço com brinquedos, refeitório, cozinha, pátio, sala da direção, secretaria, copa, almoxarifado e banheiros.

Ainda falando sobre o futuro, Boigues destacou a construção de uma nova unidade que já está ocorrendo no Jardim Zélia, com o investimento de aproximadamente R$ 11 milhões, e deve ser inaugurada no final do ano. Ele contou também que na próxima semana se reunirá com o secretário estadual de Educação, Renato Feder, para tratar de mais unidades.

O prefeito anunciou também que Itaquaquecetuba foi contemplada na nova remessa de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Com a verba, que virá do governo federal, a cidade terá uma escola de tempo integral, uma creche e um centro esportivo.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -