Na manhã desta quarta-feira (15), a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Mogi das Cruzes flagrou um descarte irregular de lixo na Avenida Adutora, localizada entre o distrito de Jundiapeba e o bairro Chácara dos Baianos. A ação aconteceu após o Ciemp (Central Integrada de Emergências Públicas) receber uma denúncia anônima.
De acordo com as informações dos Guardas Municipais presentes na ocorrência, ao chegarem no local o indivíduo foi abordado e confessou que estava descartando restos de concreto no local, prática ilegal que se enquadra na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa.
A empresa que transporta concreto de obras, e responsável pelo descarte irregular, será multada pela postura e pelo setor de obras. O funcionário foi levado ao Dicma (Delegacia do Meio Ambiente) onde será averiguado sua situação criminal.
Segundo o Guarda Municipal e supervisor da Patrulha Ambiental, Leonardo Ramires o monitoramento da área continuará sendo feito. “O monitoramento de todo o local e também de outros pontos da cidade continuará, e caso haja outra situação como esta, os infratores também serão autuados”.
A advogada da empresa denunciada esteve no local e tentou coagir os repórteres presentes. Questionada sobre o caso, ela não quis se pronunciar.
O Secretário de Segurança, Toriel Sardinha esteve no local e comentou sobre o trabalho realizado. “Nós estamos mantendo esse trabalho de monitoramento de descarte irregular de lixo, para tentarmos controlar os aterramentos clandestinos de áreas ambientais e evitar ao máximo as enchentes”.