A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, considerada uma das maiores do Brasil, começou na última quinta-feira (29). Neste ano, a celebração religiosa mais importante do Alto Tietê completa 412 anos de devoção com o tema: “Divino Espírito Santo e São Francisco, nosso irmão! Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação”.
Com mais de 400 anos de história, a festa mistura religiosidade, cultura e gastronomia, e atrai milhares de pessoas de várias regiões do país. A programação vai até o dia 8 de junho e conta com missas, novenas, procissões, apresentações culturais e shows, além de ações sociais que envolvem toda a cidade.
A parte gastronômica é um dos grandes destaques do evento. Mais de 130 pratos típicos são vendidos em cerca de 30 barracas, organizadas por paróquias e entidades sociais. O dinheiro arrecadado ajuda em projetos desenvolvidos na cidade ao longo do ano.
Um dos pratos mais famosos é o Afogado, um tradicional ensopado de carne com batata que era serviço aos tropeiros que passavam por Mogi das Cruzes nos caminhos entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nos séculos 18 e 19.
A Festa do Divino é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo e é um símbolo da tradição, fé e união da comunidade mogiana.
Estande UMC
A UMC (Universidade Mogi das Cruzes), que já participa do evento há mais de cinco décadas, estará mais uma vez presente, mas, neste ano, com uma proposta inédita, imersiva e tecnológica.
O estande da UMC tem formato de tenda fechada, climatizada, e está localizado em frente ao Palco Principal da festa. Equipado com recursos audiovisuais, luzes e sons, o estande guiará os visitantes por uma vivência sensorial interativa, baseada nos “Sete Dons do Espírito Santo”. Além disso, o espaço contará com um painel interativo e ambientes instagramáveis, tornando a visita uma experiência memorável e compartilhável.






