Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ferraz investe na ‘reconstrução de sua história’ recuperando o Castelo Zenker

Abandonado há décadas, casarão de 80 anos tem investimento milionário para se tornar centro de valorização da cultura ferrazense
Priscila Gambale autorizou o início das obras na terça-feira (30)
Priscila Gambale autorizou o início das obras na terça-feira (30) - Foto: Cecília Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Logo no início do ano em que completa 71 anos, Ferraz de Vasconcelos deu o pontapé inicial para a recuperação de um de seus pontos históricos dos quais a idade ultrapassa a da própria cidade. Na terça-feira (30), a prefeita Priscila Gambale (PODE) autorizou oficialmente a realização da reforma do Castelo Zenker.

Construído na década de 1940 pela família de emigrantes da Áustria cujo sobrenome o batiza, o casarão chama atenção pelo estilo germânico de sua arquitetura, com uma imponente torre, cômodos com formas geométricas diversas, azulejos artesanais e etc. Após décadas de abandono, porém, as esculturas e pinturas à mão das paredes têm de dividir espaço com rachadura, buracos e pichações; o piso, nas partes que ainda têm, se perdia em meio ao lixo e o entulho.

O local está categorizado enquanto patrimônio histórico tombado desde o ano 2000. Sua dona, desde 2003, é a prefeitura ferrazense, mas as marcas do tempo não escondem a negligência com a qual ele foi tratado nestes 21 anos, cenário que Priscila se comprometeu a mudar.

“Desde que assumi como prefeita, uma das minhas prioridades sempre foi entregar para a população todas as obras paradas na cidade e nós conseguimos avançar. É uma obra que estava abandonada há anos, um espaço parado, e agora damos início à realização desse grande sonho”, disse. Para isso, a administração municipal fará o investimento de R$ 2,2 milhões.

Além da recuperação da estrutura, serão feitas adequações para que, daqui 12 meses, quando está previsto o fim dos trabalhos, seja inaugurado ali um espaço cultural e turístico, onde ocorrerá exposições e apresentações de artistas da cidade. “Todo tipo de arte vai ser bem-vindo aqui”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Rosa Augusto Rodrigues.

De acordo com ela, o local tem um grande potencial de atrair turistas para a cidade.

“Vai ser muito importante para a cidade e para toda a região. Se você procurar no Google, vai ver que a arquitetura do Castelo Zenker é muito conhecida e falada no Brasil”, explicou.

Durante esses anos de abandono, os moradores do entorno, principalmente os mais antigos, assumiram a responsabilidade de zelar pelo espaço que cresceram admirando, tanto por sua importância, quanto pelo bem-estar da região.

Neste contexto, a dona de casa Denise Rodrigues, 67, que mora no bairro há 45 anos, celebra a conquista: “É um patrimônio, um monumento, então é necessário a reforma. Também vai ser bom para a segurança, porque aí as vezes ficam pessoas que a gente não conhece, estranhas, então a gente fica muito feliz pela prefeita ter tomado essa iniciativa.”

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade