A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou nesta sexta-feira (12), a Central Integrada de Monitoramento Ferrazense, um serviço que conta com 100 câmeras instaladas em 62 pontos estratégicos do município.
O evento teve a presença de representantes das forças de segurança como a GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito e Corpo de Bombeiros, além de secretários municipais e representantes de vários órgãos.
A prefeita Priscila Gambale enfatizou em sua fala a importância das câmeras de segurança em várias outras ações além do combate à criminalidade.
“A Central de Monitoramento irá auxiliar no combate a criminalidade, nos flagrantes de descarte irregular de lixo, na recuperação de veículos roubados ou furtados, entre muitas outras ações, hoje viramos a chave e avançamos na área da segurança”, disse a prefeita.
Na cidade foram instaladas câmeras fixas e “speed domes” de última geração com tecnologia de detecção facial, reconhecimento facial, inteligência artificial e com um poder de aproximar uma imagem em até 200 vezes.
Outro ponto importante da Central de Monitoramento é a possibilidade de interligação do serviço com câmeras de empresas, comércios, escolas e unidades de saúde. A sala que abriga a central funciona nas dependências da Secretaria de Segurança e uma força-tarefa promovida pela GCM, Polícia Militar e Trânsito irá gerir o serviço.