Com mais de 10 empresas participantes e 437 vagas oferecidas, o 7º Feirão de Empregos promovido pelo Grau Técnico Mogi das Cruzes no último dia 15 de maio confirmou o sucesso das edições anteriores. Em cinco horas de evento, aconteceram 561 atendimentos, com triagem de currículos, orientação profissional, mini palestras e entrevistas presenciais com recrutadores. A expectativa da organização é que entre 20% e 30% dos participantes conquistem uma vaga de trabalho.
A ação, aberta ao público, foi realizada na sede da escola, no Centro Cívico, e reuniu interessados em diferentes áreas como saúde, vendas, telemarketing, serviços gerais, segurança, entre outras. Desde a abertura, às 9 horas da manhã, a fila já se formava do lado de fora. Entre os candidatos, estava André Pires, que busca recolocação como segurança. “Vim com a expectativa de conseguir essa vaga e voltar ao mercado. É importante ter esse tipo de iniciativa que aproxima a gente das empresas”, afirmou.
A iniciativa é organizada pela Agência de Empregos do Grau Técnico, uma estrutura criada em 2017 para dar suporte aos alunos da rede, conectando-os a mais de 300 empresas parceiras. Duas vezes ao ano, esse trabalho se estende à comunidade, abrindo espaço para o público em geral concorrer às vagas.
Orgulho
“É um trabalho social que temos orgulho de fazer. Hoje, terminamos com o sentimento de missão cumprida. Trouxemos bons candidatos para as empresas e boas oportunidades para quem precisa”, afirmou Carlos Gomes, diretor da unidade e coordenador do evento.
Para muitos, o Feirão foi a primeira oportunidade de contato direto com empregadores. Além das entrevistas, os participantes puderam assistir a uma palestra sobre marketing pessoal e receberam ajuda para montagem de currículo. Em casos de vulnerabilidade, a escola garantiu a impressão gratuita de até cinco currículos por pessoa.
A estudante Ayla dos Santos soube do evento por amigos e compareceu com um objetivo claro: “Vim com o sonho de sair com uma vaga garantida. É a chance que a gente precisa para entrar no mercado”.
Parcerias
Empresas também destacaram a relevância do evento. Maria Vieira, da Cuidare, que atua com cuidadores para idosos e acamados, celebrou os resultados. “Já contratamos profissionais em feirões anteriores e hoje encontramos mais candidatos com perfil técnico e humano, que é o que buscamos”.
Thalita Tiarga, consultora do CIEE, reforçou a importância da ação para os jovens: “Eventos como este são fundamentais. Aqui, o estudante encontra orientação, oportunidade e se conecta com o que o mercado exige. A parceria com a Grau é antiga justamente por isso: é efetiva.”
Desde a inauguração da unidade, em 2021, o Grau Técnico Mogi já formou quase mil alunos e mantém índice de empregabilidade próximo a 80% no primeiro ano após a conclusão dos cursos. Além dos técnicos presenciais em Administração, Enfermagem e Radiologia, a escola deve lançar em breve novos cursos nas áreas de Segurança do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica, além de continuar investindo nas formações profissionalizantes e tecnológicas.


