Na ocasião, o escritor apresentou o contexto social de um morador de favela com a vida estudantil, acadêmica e o mercado de trabalho - Foto: Divulgação
Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.
Compartilhar
Alunos do 7° ano da Escola Estadual Professor Mário Manoel Dantas de Aquino, em Ferraz de Vasconcelos, assistiram ao filme Escritores da Liberdade, leram o livro Diário de Anne Frank, produziram diários de leituras e receberam uma palestra do escritor Marcelo Barbosa, da trilogia “Favela no divã”. Assim, aconteceu o Projeto Interdisciplinar de Sala de Leitura, Língua Portuguesa, na tarde de quarta-feira (20).
O evento foi organizado pela professora de Artes Marinalva Antônia da Silva, 56 anos, e a professora de Português Kátia Rosangela de Souza, 46, acompanhadas ainda pelos Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Giani de Cássia Santana e Sidnei Tadeu Vieira. A Unip de Ferraz de Vasconcelos apoiou a ação educativa.
A presença do escritor Marcelo Barbosa no projeto aconteceu quando a professora Marinalva descobriu o trabalho do autor da cidade e identificou a familiaridade dos conteúdos estudados pelos alunos com a obra “Favela no divã I”, que, em geral, apresenta o contexto social de um morador de favela com a vida estudantil, acadêmica e o mercado de trabalho, temas trabalhados principalmente no filme Escritores da Liberdade.
Para a professora Marinalva, a figura do escritor e a temática do livro fortaleceram o projeto e a participação dos alunos.
“A presença de um escritor em uma escola pode ser muito benéfica para os alunos. De acordo com um artigo do MultiRio, a prática de levar autores à escola pode ter um efeito muito positivo no estímulo à leitura. Além disso, a aproximação dos estudantes com os autores pode despertar a curiosidade sobre o escritor e suas obras”, apresentou a docente.
Alunos conversam com escritor Marcelo Barbosa – Foto: Divulgação
E realmente as expectativas dos educandos foram confirmadas. O escritor Marcelo Barbosa apresentou, durante a palestra, que descobriu patologias por ter vivenciado a violência urbana na favela, que repetiu a oitava série duas vezes, que teve um comportamento inadequado com colegas e professores, que quebrava equipamento público, não fazia sentido estudar e trabalhar, até ser despertado por pessoas que explicaram o seu contexto social e o que era a educação e o poder dela para a vida.
“Hoje eu não vou falar de Machado de Assis, mas de Racionais MC´s”, iniciou a palestra o escritor Marcelo Barbosa, contextualizando sua fala com o público de estudantes do 7º ano com o seu livro e os conteúdos consumidos e produzidos pelos alunos. Ao final do evento, muitos educandos se emocionaram, conversaram com o escritor e tiraram fotos.
Filme Escritores da Liberdade é uma história real e emocionante
Escritores da Liberdade, de 2007, é uma história real da Freedom Writers Foundation. Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.